Informações sobre concursos públicos e os lançamentos das melhores apostilas (impressa e PDF) para os principais concursos em todo o Brasil.

Apostila Professor Seduc RS 2013 - Lançamento Editora Solução

Ver Apostila
A Editora Solução acaba de lançar a apostila preparatória para o concurso público com dez mil vagas para Professor da Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul SEDUC - RS
Você poderá acessar mais informações através do link http://www.editorasolucao.com.br/.
Conteúdo da apostila:
1 – LINGUA PORTUGUESA
Interpretação e compreensão global de texto. Tipologia do texto:informativo, narrativo, descritivo, literário, argumentativo. Vocabulário: sentido e substituição de palavras e de expressões no texto. Sinônimos, antônimos, polissemia. Homônimos e Parônimos. Estruturação do texto e dos parágrafos. Recursos de coesão e coerência textual. Informações literais e inferências. Significação contextual de palavras e expressões: denotação e conotação. Figuras de linguagem. Ortografia: Sistema oficial vigente. Relações entre fonemas e grafias, acentuação gráfica. Tonicidade. Formação de palavras: prefixos e sufixos. Morfologia: Estrutura e formação de palavras. Classes de palavras e seu emprego. Flexão nominal de gênero e número. Flexão verbal: verbos regulares e irregulares. Vozes verbais. Emprego de modos e tempos verbais. Emprego dos pronomes pessoais e das formas de tratamento. Emprego do Pronome Relativo. Emprego das conjunções e das preposições. Colocação pronominal. Sintaxe: Funções sintáticas de termos e orações. Processos de coordenação e de subordinação. Construção do período. Nexos semânticos e sintáticos. Equivalência e transformação de estruturas. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Emprego da crase. Emprego dos sinais de pontuação.

2 - CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS
A prática docente e a gestão escolar como fator de aperfeiçoamento do trabalho coletivo. Prática profissional e projeto educativo: os professores, suas concepções e opções didático-pedagógicas. O currículo e a globalização do conhecimento: impasses e polêmicas entre conteúdo e metodologia na sala de aula. A avaliação e o processo de ensino e aprendizagem: em busca de uma coerência e integração. O processo de avaliação do desenvolvimento e do desempenho escolar como instrumento de análise e de acompanhamento, intervenção e reorientação da ação pedagógica e dos avanços da aprendizagem dos alunos. O cotidiano escolar: A construção de valores de uma vida cidadã que possibilita aprender e socializar saberes, desenvolver atitudes cooperativas, solidárias e responsáveis; A ação coletiva e o diálogo com a comunidade educativa como fator de fortalecimento institucional para a promoção da cidadania; A construção coletiva da proposta pedagógica da escola: demandas sociais, das características multiculturais e das expectativas dos alunos e dos pais, como fator de aperfeiçoamento da prática docente e da gestão escolar. Desenvolvimento e Sustentabilidade: caminho possível? Os Problemas Ambientais de dimensão global. Educação e diversidade sociocultural. A inclusão da pessoa com deficiência. Organização dos tempos e espaços escolares. A infância como tempo de formação. A adolescência como tempo de formação. A experiência social dos alunos e o cotidiano. Saberes e práticas voltadas para o desenvolvimento de competências cognitivas, afetivas, sociais e culturais; A biodiversidade brasileira: as diferenças culturais, econômicas, miscigenação e a diversidade territorial. A linguagem e os códigos cartográficos. A Educação e as Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação: Ensinar na era da Informação; A formação do profissional da educação: conceitos e dimensões. Gestão Escolar para o sucesso do ensino e da aprendizagem. A escola como espaço de formação continuada e de aperfeiçoamento profissional; O desenvolvimento curricular: Planejamento da ação didática e o Projeto Pedagógico; Desenvolvimento e crise ambiental: O dilema da sociedade moderna. Questão ambiental e política internacional: Posicionamentos e divergências. Concepção sobre os processos de desenvolvimento e aprendizagem; Organização dos conteúdos de aprendizagem; Finalidades da educação. Cidadania no mundo globalizado

3. LEGISLAÇÃO
LEGISLAÇÃO FEDERAL EDUCAÇÃO BÁSICA:
Constituição da República Federativa do Brasil –promulgada em 5 de outubro de 1988, Artigos 5°, 37 ao 41, 205 ao 214, 227 ao 229, e suas atualizações. Lei Federal n.° 8.069, de 13/07/90 - Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, Artigos 53 a 59 e 136 a 137. Lei Federal n.° 9.394, de 20/12/96 - Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Parecer CEED/RS nº 323/99 – Diretrizes Curriculares do ensino Fundamental e do Ensino Médio para o Sistema Estadual de Ensino. Lei Federal 10.436, de 24/04/02 - Dispõe sobre a Língua  Brasileira de Sinais - LIBRAS. Lei Federal nº 10.793, de 01/12/03 - Altera a redação do art. 26, § 3º, e do art. 92 da Lei 9.394/96, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional; Lei Federal n.° 10.639 de 2003. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira". Lei Federal nº 11.114, de 16/05/05 - Altera os artigos 6º, 30, 32 e 87 da Lei 9.394/96, com o objetivo de tornar obrigatório o início do ensino fundamental aos seis anos de idade.  Lei Federal nº 11.274, de 06/02/06 - Altera a redação dos artigos 29, 30, 32 e 87 da Lei nº 9.394/96, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, dispondo sobre a duração de 9 (nove) anos para o ensino fundamental, com matrícula obrigatória a partir dos 6(seis) anos  de idade. . Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Lei nº 6.672/74 – Estatuto e Plano de Carreira do Magistério Público do Rio Grande do Sul.