Informações sobre concursos públicos e os lançamentos das melhores apostilas (impressa e PDF) para os principais concursos em todo o Brasil.

Apostila Concurso LAFEPE PE Operador de Produção Industrial 2013

Apostila preparatória elaborada para o concurso público 2013 do Laboratório Farmacêutico de Pernambuco LAFEPE-PE para o cargo de Operador de Produção Industrial, que exige ensino médio.
O Concurso Público  visa ao preenchimento de trezentos e quinze empregos públicos, sendo, cinquenta e oito para profissionais de nível superior e duzentos e cinquenta e sete de nível médio/técnico, conforme detalhamento constante do Anexo I do Edital, para atuarem no Laboratório Farmacêutico de Pernambuco - LAFEPE.
Clique aqui para acessar esta apostila
Para ocupar possíveis vagas que surjam durante o período de validade do Concurso, por desistências, rescisões ou criação de novas vagas, poderão ser convocados candidatos aprovados não inicialmente classificados para emprego público/lotação onde se deu a vaga, respeitando-se o quantitativo de vagas reservadas para pessoas com deficiência e observando-se sempre a ordem decrescente de notas.
As inscrições serão realizadas via Internet, no endereço eletrônico www.upenet.com.br, durante o período de 24/07 a 18/08/2013, observado o horário oficial do Estado de Pernambuco.
O Operador de Produção Industrial é o profissional semiespecializado para higienizar e sanitizar às áreas, equipamentos e utensílios, organizar as instalações, executar atividades de produção de medicamentos, produtos de higiene e correlatos, atendendo aos padrões de boas práticas de fabricação; outras atividades correlatas. REQUISITO: Ensino Médio Completo Certificado de conclusão emitido por instituição de ensino reconhecida pelo MEC.
Conteúdo programático:
1. CONHECIMENTOS DA LÍNGUA PORTUGUESA
1. Leitura e análise de textos, incluindo: 1.1. Significado contextual de palavras e expressões; 1.2. Reconhecimento do tema ou da ideia global do texto; 1.3. Apreensão da ideia principal e das ideias secundárias de um parágrafo; 1.4. Relações de intertextualidade. 2. Gêneros textuais, incluindo o reconhecimento de: 2.1. Propósito ou finalidade pretendida; 2.2. Tipo textual de certos segmentos do texto: narrativo, descritivo, argumentativo, expositivo, injuntivo (que conduz à ação); 2.3. Identificação do interlocutor ou leitor preferencial do texto. 3. Tópicos de gramática contextualizada: 3.1. Norma da escrita padrão: acentuação gráfica, representação de certos fonemas, como /s/, /z/, entre outros, pontuação. 3.2. Emprego das classes de palavras: relações de concordância e regência nominal e verbal; flexão nominal e verbal. 3.3. Relações sintático-semânticas entre termos da oração e entre orações. 3.4. Relações de referenciação e substituição entre partes do texto.
1. RACIOCÍNIO LÓGICO
Problemas de raciocínio lógico objetivando: 1. avaliar a habilidade do candidato em entender a estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos, eventos ou situações fictícias, bem como deduzir novas informações das relações fornecidas. 2. avaliar noções básicas dos seguintes assuntos: Sucessões, Máximo Divisor Comum e Mínimo Múltiplo Comum, Teoria dos Conjuntos, Análise Combinatória, Estatística e Probabilidade.
2. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:
Resolução - RDC nº 210, de 04 de agosto de 2003 (DOU de 14/08/2003); Farmacotécnica: conceito e finalidade; Composição das cápsulas; Tipos dos comprimidos e adjuvantes; Métodos de preparação de comprimidos; Tipos de revestimento dos comprimidos; Preparações extemporâneas; Preparação de soluções, elixires e xaropes; Preparação de suspensões farmacêuticas; Preparação de pomadas, cremes e géis; Finalidade e métodos de preparação das emulsões; Solventes para medicamentos orais; Embalagem e armazenagem de comprimidos; Acondicionamento e armazenagem das suspensões; Preparação de fórmulas farmacêuticas parenterais; Métodos de esterilização; Estudo de estabilidade de fórmulas farmacêuticas; Soluções parenterais de grande volume.

Apostila para o concurso 2013 de Operador de Produção Industrial da Lafepe elaborada pela Editora Opção.