Informações sobre concursos públicos e os lançamentos das melhores apostilas (impressa e PDF) para os principais concursos em todo o Brasil.

Apostila Concurso Sabesp SP Nível / Ensino Fundamental 2013

Ver Apostilas
A Editora Solução, a mais tradicional do mercado, com 30 anos de atividade, lançou apostila preparatória para o concurso público 2013 da  Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - Sabesp - SP para os cargo de nível ensino fundamental. Há também apostila para o ensino médio e técnico completo de escolaridade.
Atribuições dos cargos de ensino fundamental:
Agente de Saneamento Ambiental 01
Atuar no sistema de saneamento ambiental em atividades que exigem esforço físico, relacionadas com a operação, conservação e manutenção de sistemas de produção, controle de qualidade, abastecimento de água, coleta e disposição final de esgotos. Executar abertura e/ou fechamento de valas, registros hidráulicos e atividades relativas à instalação, manutenção, remanejamento e prolongamento de redes de água e esgotos e manobras em linhas adutoras. Transportar equipamentos, materiais e ferramentas em geral. Coletar amostras em locais pré - determinados. Operar equipamentos das estações elevatórias e subestações transformadoras, máquinas de desobstrução de esgotos, etc. Efetuar leitura de hidrômetros, corte, entrega de contas, supressão e restabelecimento de ligações de água, nos domicílios dos clientes. Executar serviços de desinfecção em redes e reservatórios, etc. Ajudar em atividade de natureza elétrica, hidráulica, mecânica, civil e realizar outras atividades correlatas. Dirigir veículo para realização das atividades previstas para o cargo.
Motorista Operador de Equipamentos Automotivos 01
Operar equipamentos automotivos como retroescavadeira, pá - carregadeira, trator de lâmina, guindaste, empilhadeira, motoniveladora e outros, em serviços de abertura e aterro de valas, transporte, içamento, empilhamento, carregamento e descarregamento de materiais, terraplanagens e outros. Dirigir veículos leves, pesados ou compostos por cavalo mecânico, transportando cargas e passageiros, engatando e desengatando carreta e prancha, seguindo itinerário preestabelecido. Elaborar o itinerário das viagens, acompanhar e orientar no carregamento e descarregamento e efetuar a amarração e sinalização da carga. Vistoriar o veículo e carga durante todo o percurso, respondendo pela sua segurança. Efetuar a conferência, o recebimento e entrega de materiais e equipamentos. Comunicar eventuais incidentes com o veículo e a carga. Acompanhar as condições de conservação de veículo, máquinas e equipamentos, efetuando a devida manutenção operativa. Operar equipamentos hidráulicos acoplados aos veículos. Executar outras atividades correlatas.
Oficial de Manutenção 01 (Caldeiraria)
Atuar na área de manutenção, executando serviços em chapas de aço, ferro, cobre, latão, alumínio e similares, operando máquinas diversas, como dobradeira, calandra, maçarico, guilhotina e solda. Confeccionar peças para tubulações, tanques, caixas, chaves e outros, interpretando desenhos, croquis e plantas. Selecionar e preparar chapas metálicas, efetuando traçado, molde, dobra, corte e montagem de peças, conforme especificações técnicas. Executar serviços básicos de solda. Montar, instalar e revestir conjuntos de tubulações, estruturas metálicas e peças em geral, na oficina ou frentes de serviço. Executar serviços básicos de natureza civil, mecânica, elétrica e instrumentação correlacionada às atividades de caldeiraria. Registrar as atividades nos planos, ordens de serviço ou relatórios de manutenção. Zelar por equipamentos, máquinas, materiais, ferramentas, instrumentos e veículos sob sua responsabilidade e realizar outras atividades correlatas. Dirigir veículo para realização das atividades do cargo.
Oficial de Manutenção 01 (Civil)
Executar serviços de construção, reforma, montagem, instalação, pintura e reparos de natureza civil e hidráulica em conjuntos hidráulicos, bombas de recalque de pequeno porte, sistemas de encanamento de carros tanques, instalações prediais e outros, utilizando - se de ferramentas, equipamentos, máquinas e materiais apropriados. Preparar madeiramento para construção, escoramento de valas, móveis e peças em geral. Operar equipamentos diversos, tais como: máquinas de desobstrução de esgotos, bombas, compressores, geradores, marteletes e outros. Registrar as atividades nos planos, ordens de serviço ou relatórios de manutenção e realizar outras atividades correlatas. Dirigir veículo para realização das atividades do cargo.
Oficial de Manutenção 01 (Elétrica)
Executar serviços de manutenção de natureza elétrica, em equipamentos, máquinas e instalações de alta, média e baixa tensão. Detectar defeitos e substituir ou reparar peças e componentes necessários. Executar serviços de reforma e rebobinamento de motores e transformadores, montagens de quadros elétricos, painéis de comando e controle, inclusive com lógica digital, montagens eletromecânicas e manutenção nas diversas instalações de bombeamento, tratamento e adução de sistemas de saneamento. Executar serviços básicos de natureza civil, mecânica, eletrônica e de instrumentação correlacionados às atividades elétricas. Elaborar croquis, esquemas, diagramas de alterações executadas em campo. Zelar por equipamentos, máquinas, materiais, ferramentas, instrumentos e veículos sob sua responsabilidade. Registrar as atividades nos planos, ordens de serviço ou relatórios de manutenção. Executar outras atividades correlatas. Dirigir veículo para realização das atividades do cargo.
Oficial de Manutenção 01 (Eletroeletrônica)
Atuar na área de manutenção preditiva, preventiva e corretiva, executando atividades de natureza eletroeletrônica em instalações e equipamentos relacionados ao sistema de saneamento ambiental, trabalhando em ambientes internos e externos. Detectar defeitos, substituir ou reparar peças e componentes em instalações e equipamentos. Executar serviços de manutenção eletroeletrônica em equipamentos, máquinas e instalações de alta, média e baixa tensão. Registrar as atividades nos planos, ordens de serviço ou relatórios de manutenção. Zelar pela conservação e segurança de máquinas, equipamentos, materiais, ferramentas, instrumentos e veículos sob sua responsabilidade, manter a organização e limpeza do local de trabalho e executar outras atividades correlatas. Dirigir veículo para realização das atividades do cargo.
Oficial de Manutenção 01 (Hidráulica)
Atuar na área de manutenção preditiva, preventiva e corretiva, executando atividades de natureza hidráulica em instalações de bombas e equipamentos relacionados ao sistema de saneamento ambiental, em ambientes internos e externos. Detectar defeitos, substituir ou reparar peças e componentes em instalações e equipamentos. Executar serviços de manutenção hidráulica em equipamentos, máquinas e instalações. Efetuar a manutenção de hidrômetros. Conservar as instalações físicas, reservatórios, muros, grades, etc. Registrar as atividades nos planos, ordens de serviço ou relatórios de manutenção. Zelar pela conservação e segurança de máquinas, equipamentos, materiais, ferramentas, instrumentos e veículos sob sua responsabilidade. Manter a organização e limpeza do local de trabalho e executar outras atividades correlatas. Dirigir veículo para realização das atividades do cargo.
Oficial de Manutenção 01 (Mecânica)
Executar serviços de manutenção, de natureza mecânica, em equipamentos e instalações de bombeamento e tratamento dos sistemas de saneamento ambiental. Executar serviços de ajustagem, recuperação, regulagem, montagem e desmontagem de peças e equipamentos, conforme especificações técnicas ou desenhos, tais como: válvulas, bombas, motores, comportas, redutores, compressores, máquinas de desobstrução de esgotos, cloradores, evaporadores e outros. Executar medições com réguas, paquímetros, micrômetros, manômetros e outros. Fazer a preparação, regulagens necessárias e operação de torno mecânico universal, e de outras máquinas operatrizes. Recuperar ou confeccionar peças e materiais diversos, envolvendo as operações de faceamento, desbaste, acabamento, rosca, retífica, plaina, fresa, furadeira, torno entre outros. Fazer o controle dimensional das peças em usinagem. Detectar e diagnosticar condições anormais de funcionamento de máquinas e equipamentos. Executar serviços básicos de natureza civil, elétrica, eletrônica e de instrumentação correlacionados às atividades de mecânica. Registrar as atividades nos planos, ordens de serviço ou relatórios. Zelar por equipamentos, máquinas, materiais, ferramentas, instrumentos e veículos sob sua responsabilidade. Executar outras atividades correlatas. Dirigir veículo para realização das atividades do cargo.
Oficial de Manutenção 01 (Soldador)
Executar serviços, em oficinas e de campo, de solda elétrica, oxiacetilênica e MIG, serralheria em aço, alumínio e outros metais, bem como forjar peças e ferramentas. Preparar as peças a serem soldadas, cortando, ajustando, limpando e dando acabamento, removendo rebarbas ou excessos de solda. Confeccionar, reparar, montar e revestir estruturas metálicas, peças especiais, tubulações, portões, grades, plataformas metálicas e similares, de acordo com especificações técnicas ou croquis recebidos. Executar serviços básicos de natureza civil, mecânica, elétrica, eletrônica e instrumentação correlacionada as suas atividades. Zelar por equipamentos, máquinas, materiais, ferramentas, instrumentos e veículos sob sua responsabilidade. Registrar as atividades desenvolvidas nos planos, ordens de serviço ou relatórios de manutenção. Executar outras atividades correlatas. Dirigir veículo para realização das atividades do cargo.

Conheça também as apostilas da Editora Opção e Editora Nova.