Informações sobre concursos públicos e os lançamentos das melhores apostilas (impressa e PDF) para os principais concursos em todo o Brasil.

Apostila Concurso Soldado Combatente Bombeiros CBMERJ RJ 2013 - 2014

Ver Apostila
O Corpo de Bombeiros do  Rio de Janeiro (CBMERJ) pretende abrir um concurso público para soldado combatente  e outros cargos talvez ainda em 2013 ou, mais provável, no primeiro semestre de 2014.
Até a data desta postagem nenhuma editora séria lançou apostila para esse concurso e o mais provável é que sejam lançadas só após o edital ser publicado.
O interessante é começar a estudar logo, mas por onde começar? Para quem vai fazer o concurso para Soldado PM já há no mercado uma boa apostila, elaborada pela Editora Solução, mas apenas Língua Portuguesa, pelo que li, cai nos dois concursos (se nada mudar no novo edital dos Bombeiros).
Na minha opinião a saída é estudar pelo material que cada um tiver disponível com base no conteúdo programático do último concurso, que segue abaixo:
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
CARGO DE SOLDADO COMBATENTE, MOTORISTA E GUARDA-VIDAS E CARGO DE CABO AUXILIAR DE SAÚDE - TÉCNICO DE ENFERMAGEM E TÉCNICO DE RADIOLOGIA
Ver Apostila
Editora Opção
LÍNGUA PORTUGUESA (COMUM A TODOS OS CARGOS): Elementos de construção do texto e seu sentido: gênero do texto (literário e não-literário; narrativo, descritivo e argumentativo); interpretação e organização interna; Semântica: sentido e emprego dos vocábulos; campos semânticos; emprego de tempos e modos dos verbos em português; Morfologia: reconhecimento, emprego e sentido das classes gramaticais; processos de formação de palavras; mecanismos de flexão dos nomes e verbos; Sintaxe: frase, oração e período; termos da oração; processos de coordenação e subordinação; concordância nominal e verbal; transitividade e regência de nomes e verbos; padrões gerais de colocação pronominal no português; mecanismos de coesão textual; Estilística: figuras de linguagem; Ortografia; Pontuação.
MATEMÁTICA (COMUM A TODOS OS CARGOS): Conjuntos: Noções primitivas: relação de pertinência, descrição de conjunto, conjunto vazio, conjunto unitário, conjunto universo. Igualdade de conjuntos, relação de inclusão, propriedades da inclusão de conjuntos, conjunto das partes. Operações entre conjuntos: reunião, interseção, diferença. Conjunto complementar. Conjuntos Numéricos: O conjunto dos números naturais (IN): operações em IN, múltiplos e divisores, máximo divisor comum (mdc), mínimo múltiplo comum (mmc), números primos, decomposição em fatores primos. O conjunto dos números inteiros (Z): operações em Z. O conjunto dos números racionais (Q): operações em Q, representação por frações, representação por números decimais, frações geratrizes de dízimas periódicas. O conjunto dos números reais (IR): operações em IR, potenciação, radiciação, racionalização de denominadores, representação na reta real, módulo ou valor absoluto. Intervalos, operações de união, interseção e diferença entre intervalos. Razões e Proporções: Grandezas proporcionais: proporcionalidades inversa e direta. Regras de três simples e compostas. Porcentagem. Juros simples. Funções: Definição de função, domínio, contradomínio, valor numérico e imagem de funções. Definição e representação gráfica da função do 1° grau, equações do 1° grau, sistemas de duas equações do 1° grau a duas variáveis, problemas redutíveis a equações do 1° grau, inequações do 1° grau. Definição e representação gráfica da função do 2° grau, equações do 2° grau, relações entre coeficientes e raízes de uma equação do 2° grau, problemas redutíveis a equações do 2° grau, inequações do 2° grau. Geometria Plana: Conceitos primitivos: reta, semi-reta, segmentos de reta, ângulos, paralelismo, perpendicularismo. Triângulos: condição de existência de triângulos, soma dos ângulos internos, casos de congruências de triângulos. Quadriláteros: definição e propriedades dos trapézios, paralelogramos, retângulos e quadrados. Polígonos: ângulos internos, ângulos externos, soma dos ângulos internos, diagonais, número de diagonais. Segmentos proporcionais, Teorema de Tales, casos de semelhança de triângulos. Triângulos retângulos: Teorema de Pitágoras, relações métricas nos triângulos retângulos. Circunferência e círculo: posições relativas entre reta e circunferência e entre circunferências, ângulos relacionados com arcos, relações métricas no círculo. Áreas: áreas de triângulos e quadriláteros, área do círculo.

A Editora Opção e Editora Nova devem também lançar apostilas para este concurso.