Informações sobre concursos públicos e os lançamentos das melhores apostilas (impressa e PDF) para os principais concursos em todo o Brasil.

Apostila Concurso Enfermeiro Assistencial Ebserh/ Huol / Ufrn - RN 2013/ 2014

Conheça a apostila preparada para o cargo de Enfermeiro Assistencial do concurso público 2013 / 2014 da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH, visando ao preenchimento de vagas da Área Assistencial para nível médio e superior, com lotação no Hospital Universitário Onofre Lopes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - HUOL - UFRN - RN.

Clique aqui para acessar esta apostila
HISTÓRIA do HUOL
Inaugurado em 12 de setembro de 1909, com o nome de "Hospital de Caridade Juvino Barreto", numa homenagem ao homem que foi em sua vida modelo de bondade e altruísmo. Foi instalado em uma antiga casa de veraneio, funcionando inicialmente com 18 leitos, sob a direção do médico Januário Cicco que, sozinho, administrava e prestava assistência aos doentes internados e ambulatoriais da cidade..

Em outubro de 1935, o Hospital mudava de nome, passando a ser "Hospital Miguel Couto".

Em 05 de fevereiro de 1955, é criada a Faculdade de Medicina, tornando-se o Hospital o campo das práticas para todos os cursos da área de saúde.

Assim, em 1960, o Hospital assume a personalidade de Hospital-Escola, integrando-se à UFRN, passando a denominar-se "Hospital das Clínicas". Com a sua federalização ficou assegurada a sua manutenção, através do Ministério da Educação, nas funções de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Até novembro de 1984 manteve essa denominação, quando então passou a ser chamado de "Hospital Universitário Onofre Lopes", em homenagem ao criador da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

UNIDADE SUPLEMENTAR DA UFRN
No contexto da UFRN, o HUOL caracteriza-se como uma das Unidades Suplementares da UFRN, as quais, nos termos do Estatuto dessa Universidade, são aquelas que estão vinculadas à Reitoria ou aos Centros Acadêmicos que não tenham lotação própria de pessoal docente do Magistério Superior e servem de suporte ao ensino, à pesquisa e à extensão.

Nessa condição o HUOL – junto com o Hospital de Pediatria Professor Heriberto Ferreira Bezerra (HOSPED), a Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC) e o Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB) – integra de modo importante o Complexo Hospitalar e de Saúde (CHS) dessa Universidade, criado pela Resolução nº 04, de 28 de abril de 2000 do CONSUNI, atualizada pela Resolução nº 15, de 13 de dezembro de 2002. Em nível nacional, essas unidades hospitalares compõem os 46 (quarenta e seis) hospitais de ensino do MEC (BRASIL, 2000; BRASIL, 2002).

No cenário do RN especialmente o HUOL desempenha um papel significativo nos sistemas de educação e saúde do Estado, sendo um dos maiores e mais importantes hospitais públicos prestadores de serviços ao Sistema Único de Saúde. Nele esse hospital está inserido como referência de média e alta complexidades em diversas áreas para todo o estado, além de ser uma unidade referenciada para as urgências cardiológicas para o referido Sistema.

INTERFACE COM ATIVIDADES ACADÊMICAS
Em sua interface com as atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão, eixo fundante de sua missão institucional tem sido inegáveis os esforços empreendidos pelo HUOL para atender às necessidades e demandas de assistência à saúde dos pacientes do SUS, seja na atenção primária desenvolvida no anexo hospitalar da Unidade de Saúde Familiar e Comunitária (USFC) como, principalmente, na atenção terciária através das especialidades de referência nesse nível.

De forma geral, o Hospital fornece campo de aprendizado para mais de 1.000 alunos de graduação, principalmente, dos cursos da área da saúde, bem como para mais de 120 residentes de diversas especialidades (médicas e multiprofissional).

Há que se ressaltar que muitos alunos de cursos de outras áreas também encontram inserção no hospital por meio do programa de bolsas da UFRN, oportunizando ganhos significativos para sua formação profissional. Também existem 154 alunos do ensino médio do curso de enfermagem que desenvolvem seu estágio neste Hospital. São ainda, em média, 97 projetos de pesquisa aprovados por ano no Comitê de Ética em Pesquisa e 48 projetos de extensão nas mais diversas formas de atuação.

PRODUTIVIDADE*
Em média são realizadas 121.669 consultas por ano, distribuídas em mais 24 especialidades médicas e outras não-médicas. A meta anual é de 95.112 consultas, o que evidencia que o HUOL realizou 30% a mais de consultas do que está pactuado com o SUS. Do total apresentado, 112.917 foram consultas médicas e 8.752 são consultas de profissionais de nível superior de outras especialidades não médicas.

São realizados, ao ano, 10.863 exames de alta complexidade e 345.214 procedimentos de média complexidade, sendo a meta definida, através da contratualização com os gestores de saúde, de 6.144 e 316.092 procedimentos, respectivamente.

No regime hospitalar (internação), o número de leitos disponibilizados pelo HUOL é de 240 leitos, distribuído entre clínica médica, clínica cirúrgica e terapia intensiva, todos para a população assistida pelo Sistema Único de Saúde. Deve destacar que a unidade pós-operatória de alta complexidade – UPAC, criada desde 2009, continua sua operação para recuperação de pacientes provenientes de procedimentos de alta complexidade.

De forma quantitativa, a estrutura atual de leitos supracitada gera, em média, 5.377 AIHs por ano, totalizando 7.817 internações. Desse total de internações, são aproximadamente 2.494 internações clínicas, 4.753 internações cirúrgicas e mais 570 em leitos de UTI. Na pactuação com o gestor local, a meta de AIH é de 4.392, sendo 4.152 de média complexidade e 240 de alta. Do total de AIH,s geradas no Hospital, 4.353 são de média complexidade e 1.024 são de alta complexidade (811 Alta e 213 FAEC).

Fonte: Huol

Conheça também as apostilas da Editora Solução e Editora Opção