Informações sobre concursos públicos e os lançamentos das melhores apostilas (impressa e PDF) para os principais concursos em todo o Brasil.

Apostila Concurso TJ-RJ - Assistente Social - 2014

Apostila  para o concurso público 2014 do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro TJ-RJ, preparatória  para o cargo de Analista Judiciário – Especialidade: Assistente Social, elaborada pela Editora Opção, 21 anos de atividades. Conheça também as apostilas para os cargos de Analista Judiciário - Comissário, Execução de Mandados, Psicólogo (nível superior) e Técnico de Atividade Judiciária Sem Especialidade (ensino médio) elaboradas pela Editora Nova, AQUI!
Clique aqui para acessar esta apostila
A apostila contém 434 páginas e possui as seguintes matérias:
Conhecimentos Teóricos
Grupo I
- Língua Portuguesa
Grupo II
- Noções de Direito Administrativo
- Noções de Direito Constitucional
- CODJERJ
- Consolidação Normativa
- Legislação Complementar
Grupo III
Conhecimentos Específicos
Atribuições: são atribuições do cargo de Analista Judiciário - Especialidade Assistente Social do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro, nos termos da Resolução nº 14/2013 do Conselho da Magistratura, publicada no Diário Oficial de 13/12/2013: coordenar, elaborar, executar, supervisionar e avaliar estudos, pesquisas, planos, programas e projetos na área de Serviço Social; prestar assessoria e consultoria; realizar vistorias, perícias técnicas, laudos periciais, informações e pareceres sobre a matéria de Serviço Social; fornecer subsídios às decisões judiciais e administrativas que envolvam matéria de sua esfera de competência, prestar orientação social aos envolvidos nos feitos judiciais e administrativos, dentro dos limites dos processos.
Conhecimentos específicos, de acordo com o edital: Estado e o Poder Judiciário no Brasil. O Serviço Social e o campo sociojurídico. Instrumentos e técnicas de intervenção, planejamento, administração, execução e sistematização do trabalho profissional. A prática profissional do assistente social na instituição e análise institucional. Estudo social. Laudos e pareceres sociais, informação social. Pesquisa social e produção de conhecimento em Serviço Social. Elaboração de projetos de intervenção do Serviço Social. Assessoria em Serviço Social. Supervisão em Serviço Social. O projeto ético-político do Serviço Social. Código de Ética Profissional. Lei de Regulamentação da Profissão. Resoluções do Conselho Federal de Serviço Social sobre o exercício profissional. Direitos Humanos e Serviço Social. Políticas sociais e relação Estado/sociedade. Contexto atual e o neoliberalismo. A questão social e a conjuntura brasileira. Movimentos sociais. Política Social e Planejamento. Planejamento estratégico, planos, programas e projetos. Avaliação de programas e políticas sociais. Instâncias públicas de controle social democrático. Seguridade Social: Previdência Social; Política Nacional de Assistência Brasileira (PNAS) e Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS). Políticas de Saúde Brasileira, Sistema Único de Saúde (SUS) e agências reguladoras; Política Nacional de Drogas, Política Nacional de Saúde Mental e a Lei Paulo Delgado; Política Nacional do Idoso e Estatuto do Idoso. A Lei Maria da Penha. Políticas, diretrizes, ações e desafios na área da família, da criança e do adolescente: Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Normas sobre adoção e a guarda: adoção à brasileira e adoção internacional. Novas modalidades de família e estratégias de atendimento e acompanhamento. Formas alternativas de resolução de conflitos. Saúde do trabalhador e a intervenção do Serviço Social.
Este Concurso Público  visa ao preenchimento de 46 (quarenta e seis) vagas para o cargo de Analista Judiciário do Quadro Único de Pessoal do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro, distribuídas por 11 Regiões.

Conheça também as apostilas da Editora Solução