Informações sobre concursos públicos e os lançamentos das melhores apostilas (impressa e PDF) para os principais concursos em todo o Brasil.

Apostila Concurso Soldado Bombeiro-Militar Guarda-Vidas | CBMERJ - RJ - 2015

Apostila para o concurso público de 2015 do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro – CBMERJ - RJ, completa e atualizada para o cargo de Soldado Bombeiro-Militar Guarda-Vidas, de nível / ensino médio, elaborada pela Editora Opção, 22 anos de atividades no ramo, no formato PDF ou impressa.
Clique aqui para acessar esta apostila
A apostila para o cargo de Soldado Bombeiro - Militar Guarda - Vidas do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro – CBMERJ - RJ possui 138 páginas e contém as seguintes matérias:
- Língua Portuguesa
- Raciocínio Lógico
O cargo de Soldado Bombeiro-Militar Guarda-Vidas requer servir ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, instituição constitucionalmente estabelecida como militar em âmbito estadual, força auxiliar do Exército Brasileiro, possuindo seus integrantes elevado patriotismo, espírito público e dever de acatamento aos princípios legais, éticos e morais da hierarquia e disciplina militares. Tais condições se exteriorizam, principalmente, pela plena observância às ordens inerentes ao serviço, pelo estado de constante prontidão face às inúmeras possibilidades de mobilização, em resposta aos reclamos da sociedade, incluindo as intervenções nos mais variados cenários emergenciais, requerendo do bombeiro-militar, de qualquer quadro ou especialização, disciplina exemplar, aprimorado preparo técnico e condicionamento físico, necessários aos mais diversos enfrentamentos típicos da ação de Bombeiro-Militar e de Defesa Civil. 2 Ressalte-se que embora estejam realizando um processo seletivo específico para a função de Guarda-Vidas, os aprovados no presente certame poderão, por necessidade do serviço, atendida a conveniência e oportunidade da Administração militar, ser utilizados em outras funções inerentes às qualificações de praças existentes ou que vierem a existir no Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro. 
O concurso compreenderá as etapas abaixo relacionadas, disciplinadas pelo presente edital: 1º) Exame Intelectual (Prova Objetiva) - de caráter classificatório e eliminatório; 2º) Teste de Capacidade Física - de caráter eliminatório; 3º) Teste de Habilidade Específica - de caráter eliminatório; 4º) Exame de Saúde - de caráter eliminatório; 5º) Exame Documental – apresentação de documentos para o ato da posse.
A prova objetiva constará de 40 (quarenta) questões do tipo múltipla escolha, com 05 (cinco) alternativas (A, B, C, D e E), sendo apenas uma resposta correta, divididas em 20 (vinte) questões de língua portuguesa e 20 (vinte) questões de raciocínio lógico, valendo 2,50 (dois, vírgula cinquenta) pontos o valor de cada questão, totalizando 100 (cem) pontos.
As provas objetivas serão realizadas preferencialmente nas cidades do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Volta Redonda, Niterói, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo. No entanto, o concurso não terá as vagas distribuídas por região e, uma vez nomeado, o candidato poderá prestar serviço em qualquer das Unidades de bombeiro-militar no território fluminense, levando em consideração a necessidade da Corporação.
Todas as provas do teste de habilidade específica poderão ser filmadas para uso exclusivo da organização do concurso e terão caráter eliminatório. As provas serão realizadas em locais a serem divulgados nos sítios www.acessopublico.org.br e www.cbmerj.rj.gov.br. Serão convocados para o teste de habilidade específica, todos os candidatos aprovados no teste de capacidade física, respeitando-se as vagas destinadas à cota de negros e índios.

Conheça todas apostilas da Editora Opção e Editora Solução e  Editora Nova.