Informações sobre concursos públicos e os lançamentos das melhores apostilas (impressa e PDF) para os principais concursos em todo o Brasil.

Apostila Concurso Estimulador Materno - Infantil - Duque de Caxias - RJ - 2015

Apostila para o concurso público de 2015 da Prefeitura de Duque de Caxias - RJ, completa e atualizada para o cargo de Estimulador Materno - Infantil,  elaborada pela Editora Opção, 22 anos de atividades no ramo. Há também apostilas para os cargos de Auxiliar Administrativo, Professor II - Áreas Integradas, bem como uma apostila com as matérias comuns a todos os cargos de Professor..
Clique aqui para acessar esta apostila
A apostila para o cargo de Estimulador Materno - Infantil da Prefeitura de Duque de Caxias - RJ possui 160 páginas e contém as seguintes matérias:
- Fundamentos Teóricos-Metodológicos e Político-Filosófico da Educação
- História e Geografia do Município de Duque de Caxias
Conhecimentos Específicos
De acordo com o edital, são estes os Conhecimentos Específicos que serão cobrados dos candidatos ao cargo  de Estimulador Materno - Infantil da Prefeitura de Duque de Caxias - RJ: História da Educação Infantil; Criança e infância: conceito de infância, tipos de famílias e suas historicidades. Visão histórica e crítica das principais concepções de infância, criança e educação infantil na contemporaneidade. A profissão docente com centralidade na educação de bebês e crianças pequenas em espaços coletivos de creche e pré-escola. Bases legais sobre a oferta da Educação Infantil no contexto brasileiro. O direito à educação: a legislação educacional brasileira. RCNEI – Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil. Principais programas de formação de professores para a Educação Infantil. Critérios de atendimento que respeitem os direitos das crianças. Contribuições da psicologia, da sociologia e da antropologia para compreensão da infância e das práticas cotidianas. Socialização, interação, cultura, múltiplas linguagens e práticas sociais de educação. Cuidar e educar. O cotidiano e a rotina na educação infantil: profissionais, currículo, espaço/tempo, planejamento e atividades. As concepções de ludicidade: o jogo, brinquedo e brincadeira e suas aplicações no processo de aprendizagem; Contribuições da brincadeira, das interações e da linguagem no processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança. Estratégias metodológicas e indicadores para a ação pedagógica nos diferentes contextos educativos; A especificidade do trabalho educativo com bebês;. A organização das atividades da vida diária: sono, alimentação, higiene e cuidados essenciais. A linguagem e a criança: aquisição da linguagem; relações entre escrita, oralidade, linguagem verbal e não verbal; a criança na sociedade letrada.
Atribuições do cargo: Planejar, junto com a Equipe Técnico-Administrativo-Pedagógica, as atividades a serem executadas, numa perspectiva coletiva e integradora a partir das orientações e diretrizes da Secretaria Municipal de Educação; auxiliar o Professor Regente, de forma eficaz, nas atividades pedagógicas ou outras que lhe forem solicitadas; possibilitar a ampliação das experiências e conhecimentos das crianças fortalecendo sua identidade à medida que considera saberes e valores culturais que ela possui, então refletir e construir novos conhecimentos; preservar a organização e higiene do ambiente e de materiais usados pelos educadores e pelas crianças; responsabiliza-se pela higiene da criança, desenvolvendo hábitos e atitudes saudáveis; permanecer junto às crianças zelando por sua segurança, inclusive no horário determinado de descanso das mesmas; colaborar com a Equipe de Saúde na administração de medicamentos e primeiros socorros; comunicar a Equipe Diretiva os casos de suspeita ou de doenças infectocontagiosas para os devidos encaminhamentos; manter contato direto com a mãe ou responsável no momento da chegada da criança à Creche e do encerramento das atividades do dia; ajudar na distribuição das refeições para que o ambiente seja adequado ao bom aproveitamento alimentar das crianças; zelar pelo bom funcionamento da creche mantendo uma conduta compatível com o ato de educar; selecionar, pesquisar e estudar assuntos específicos de seu campo de trabalho, procurando manter-se atualizado quanto ao processo de desenvolvimento infantil; participar de cursos, seminários, palestras promovidas pela Creche, pela Secretaria Municipal de Educação e Instituições Educacionais. Comunicar à Equipe Diretiva os casos de suspeita ou constatação de maus-tratos aos alunos para os devidos encaminhamentos, conforme estabelecido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

Conheça todas apostilas da Editora Opção e Editora Solução e  Editora Nova.