Informações sobre concursos públicos e os lançamentos das melhores apostilas (impressa e PDF) para os principais concursos em todo o Brasil.

Apostila Concurso FAB - CFSA | Sargentos da Aeronáutica - 2015

Apostila para o concurso público de 2015 / 2016 da Força Aérea Brasileira - FAB, completa e atualizada visando o  Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica, elaborada pela Editora Opção, 22 anos de atividades no ramo. 
Clique aqui para acessar esta apostila
A apostila para o  Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica / Força Aérea Brasileira - FAB possui 274 páginas e contém as seguintes matérias:
- Língua Portuguesa
- Língua Inglesa
- Matemática
- Física
Veja trecho do edital sobre as especialidades:
"2. ESPECIALIDADES DO GRUPAMENTO BÁSICO
2.1 COMUNICAÇÕES (BCO)
2.1.1 O que faz: integra o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro, nas comunicações aeronáuticas, militares e administrativas, operando e implantando sistemas, redes de comunicações e na segurança da informação. Utiliza diversos tipos de equipamentos eletrônicos, tais como: rádio, telex, microcomputadores, teleimpressoras etc.
2.1.2 O que estuda: 1ª Série: Eletricidade Básica. Princípios de Ondulatória e Radiopropagação. Princípios de Eletricidade e Eletromagnetismo. Inglês Módulo I. Matemática Básica; 2ª Série: Sistemas de Telecomunicações. Informática Aplicada a Telecomunicações. Fundamentos de Eletrônica Digital. Fundamentos de Eletrônica Analógica. Redes de Comunicação de Dados. Equipamentos eletrônicos Aeroterrestres. Inglês para BCO I; 3ª Série: Meteorologia Aeronáutica. Procedimentos de Telecomunicação. Navegação Aérea para BCO. Tráfego Aéreo. Prática de Proteção ao Voo. Pratica de informação de Voo. Inglês para BCO II; 4ª Série: Guerra Eletrônica. Atividades de Manutenção Orgânica. Tecnologia Aeroespacial e Defesa Nacional. Inglês para BCO III. Estágio.
2.2 CONTROLE DE TRÁFEGO AÉREO (BCT)
2.2.1 O que faz: controla o voo das aeronaves no espaço aéreo brasileiro, atuando em torres de controle de aeródromos, nos Centros de Controle e nos Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo.
2.2.2 O que estuda: 1ª Série: Inglês para BCT I. Fundamentos de Voo e Características de Aeronaves. Meteorologia. Regras de Tráfego Aéreo; 2ª Série: Auxílios e Sistemas de Navegação Aérea. Controle de Aeródromo. Inglês para BCT II. Fundamentos de Busca e Salvamento. Navegação Aérea. Inglês Técnico de Fraseologia de Tráfego Aérea (TWR). Prática Simulada – controle de Aeródromo; 3ª Série: Prática Simulada – Controle de Aproximação. Prática Simulada – Controle de Área. Inglês para BCT III. Inglês Técnico de Fraseologia de Trafego Aéreo (APP/ACC). Controle de Área. Controle de Aproximação; 4ª Série: ATM 002 (Básico Radar), ATM 015 (Técnicas de Operação Radar em Rota e Área Terminal), Inglês para BCT IV. Estágio em Controle de tráfego Aéreo. Vigilância ATS.
2.4 ESTRUTURA E PINTURA (BEP)
2.4.1 O que faz: executa a construção e reparação de estruturas metálicas, serviços de tratamento anticorrosivo e pintura, bem como a manipulação de plásticos e similares em aeronaves e seus componentes.
2.4.2 O que estuda: 1ª Série: Desenho Básico I. Fundamentos de Pintura. Operações em Máquinas e Ferramentas. Inglês Módulo I. Matemática Básica; 2ª Série: Corrosão e Tratamento Anticorrosivo. Manutenção e Reparos em Plásticos e Fibras. Rebitagem e Construção Metálica. IE/EA CFS B 1/2016 Portaria DEPENS nº 176-T/DE-2 de 16 de abril de 2015 44 Técnicas de Pintura. Higiene e Segurança do Trabalho/SIPAER. Inglês Técnico Módulo I. Metalurgia. Química Básica; 3ª Série: Construções Aerodinâmicas. Pintura de Equipamentos e Aeronaves. Planificação e Construção Metálica. Reparos em Revestimentos e Estruturas de Aeronaves. Materiais Compostos. Inglês Técnico Módulo II. SILOMS I; 4ª Série: Aplicação Técnica de Estrutura e Pintura. Estágio em Estrutura e Pintura. Ensaio não Destrutivo e Selagem. Inglês Técnico Módulo III. Publicações Técnicas. SILOMS II.
2.5 EQUIPAMENTO DE VOO (BEV)
2.5.1 O que faz: é responsável pela inspeção, manutenção e reparos em paraquedas, botes e coletes salva-vidas, capacetes de voo, kits de sobrevivência no mar e na selva e outros equipamentos de segurança, salvamento e sobrevivência.
2.5.2 O que estuda: 1ª Série: Metrologia, Ferramentas e Segurança no Trabalho. Planejamento e Controle dos Equipamentos SSS. Publicações do SISMA Aplicadas aos Equipamentos SSS. Princípios Básicos de Corrosão. Inglês Módulo I. SIPAER. SILOMS. 2ª Série: Paraquedas de Emergência. Manutenção e Reparos de Equipamentos SSS. Capacetes de Voo. Conjuntos de Sobrevivência e Similares. Operadores SSS. Agentes Nocivos aos Equipamentos SSS. Equipamentos de Resgate. Inglês Técnico aplicado à Equipamentos SSS Módulo I. Vestimenta Anti-gravidade; 3ª Série: Assentos Ejetáveis e Componentes SSS. Sistemas de Oxigênio de Aeronaves e Componentes SSS. Botes Salva-vidas. Coletes Salva-vidas. Inglês Técnico Aplicado a Equipamentos SSS Módulo II. Paraquedas desacelerador de Aeronaves; 4ª Série: Estágio Supervisionado. Briefing SSS para Aeronavegantes. Conjunto de Paraquedas de Tropa. Ressuprimento Aéreo de Carga. Inglês Técnico Aplicado a Equipamentos SSS Módulo III. Paraquedas de Salto Livre.
2.7 MATERIAL BÉLICO (BMB)
2.7.1 O que faz: é o especialista em armamento e munições terrestres e aéreas. Exerce as funções de artilheiro de bordo em aeronaves, inspetor de armas e munições, instrutor de tiro e mecânico de armamento.
2.7.2 O que estuda: 1ª Série: Conhecimentos Gerais de Aviação. Introdução à Eletrônica. Princípio de Armamento. Normas de Segurança. Princípios de Eletricidade e Eletromagnetismo. Inglês Básico; 2ª Série: Foguetes e Sistemas de Lançamento. Armas Portáteis. Corrosão e Tratamento Anticorrosivo de Armamento. Explosivos e Cartuchos. Química de Armamento. Publicações Técnicas de Armamento. Eletrônica Digital Aplicada à Manutenção. Sistemas de Pontaria. SIPAER; 3ª Série: Inglês Técnico de Armamento. Administração de Material Bélico. Armas Aéreas. Bombas e Espoletas. Equipamentos de Armamento Aéreo. Indústrias de Material Bélico. Assentos Ejetáveis. Informática para Administração de Material Bélico; 4ª Série: Mísseis e Sistemas de Lançamento. Estágio em Material Bélico. Fundamentos de Guerra Eletrônica. Instrutor de Tiro. Tiro Aeroterrestre. 2.8 MECÂNICA DE AERONAVES (BMA)
2.8.1 O que faz: é o responsável pela manutenção e inspeção dos motores, hélices, sistemas pneumáticos, hidráulicos e de combustível das aeronaves. Como tripulante, assessora os pilotos em voo e desloca-se constantemente em aeronaves para o cumprimento de missões. O que estuda: 1ª Série: Introdução à Eletrônica para BMA. Princípios de Eletricidade e Eletromagnetismo. Princípios de Mecânica Vetorial e Termodinâmica. Inglês Módulo I. Matemática Básica. Teoria de Voo; 2ª Série: Eletrônica Digital Aplicada à Manutenção. Metrologia, Ferramentas e Equipamentos. Fluídos e Tubulações. Inglês Técnico de Mecânica de Aeronaves - Módulo I. Instrumentos de Aeronaves. Sistema de Combustível. Química Básica. Desenho Básico Aplicado à Mecânica de Aeronaves. Segurança e Saúde no Trabalho. Manutenção de Motores. Motores de Aviação. Qualidade Total; 3ª Série: Sistemas de Oxigênio e de Proteção contra Gelo e Fogo. Pneumática de Aeronaves. Hélices de Aeronaves. Hidráulica IE/EA CFS B 1/2016 Portaria DEPENS nº 176-T/DE-2 de 16 de abril de 2015 45 de Aeronaves. Aeronaves de Asas Rotativas. Inglês Técnico de Mecânica de AeronavesMódulo II. Prevenção e Controle de Corrosão. Publicações do SISMA. Documentação e Manutenção de Aeronaves. Sistemas Elétricos de Aeronaves. SILOMS I; 4ª Série: Manutenção e Operação de Aeronaves. Atividade Aérea. Estágio Supervisionado. SILOMS II. Inglês Técnico de Mecânica de Aeronaves Módulo III. Sistema de Radiocomunicação e Radionavegação.
2.9 METEOROLOGIA (BMT)
2.9.1 O que faz: é elemento integrante do Serviço de Controle do Espaço Aéreo e tem como atribuições: coletar, registrar, analisar os parâmetros meteorológicos e transmiti-los, através de códigos e cartas prognosticadas, aos usuários da aviação, com a finalidade de propiciar segurança, eficiência e economia das operações aéreas.
2.9.2 O que estuda: 1ª Série: Meteorologia Geral. Física da Atmosfera. Serviço de Navegação Aérea. Inglês Módulo I ; 2ª Série: Observação à Superfície. Observação do Ar Superior. Inglês Técnico de Meteorologia. Centros Meteorológicos. Meteorologia Aeronáutica. 3ª Série: Centro Meteorológico de Aeródromo. Centro Nacional de Meteorologia Aeronáutica. Estatística e Climatologia. Introdução à Prática de Estação Meteorológica de Superfície. Introdução à Prática de Estação Meteorológica de Altitude. Noções de Meteorologia SINÓTICA; 4ª Série: Centro Meteorológico Militar. Centro Meteorológico de Vigilância. Estágio Supervisionado em Meteorologia. Sistema de Gestão da Qualidade e da Segurança Operacional. Operação Real de Estação Meteorológica de Altitude. Operação Real de Estação Meteorológica de Superfície.
2.10 SUPRIMENTO (BSP)
2.10.1 O que faz: zela pelo controle e distribuição do material aeronáutico e de apoio logístico destinado à manutenção de aeronaves e equipamentos. Trabalha em unidades de suprimento de aviação, de intendência, de eletrônica e de material bélico.
2.10.2 O que estuda: 1ª Série: Doutrina para Suprimento - DSUP. Organização do Suprimento no SISMA - ORSS. Sistema Básico de Aeronaves e Segurança de Voo – SBSV. SIGADAER – SGDR. Inglês Básico - IBAS; 2ª Série: Armazenagem de Suprimento - ASUP. Inglês Técnico Aplicado ao Suprimento I - ITSU. Organização de Suprimento no SISCEAB - OSSC. Organização de Suprimento no SISMAB - OSSM. Suprimento de Combustíveis e Lubrificantes de Aviação - SC. SILOMS Módulo Transporte – SIMT. Publicações de Suprimento – PSUP; 3ª Série: Estatística - ESTC. Ordens Técnicas de Suprimento - OTSU. Desembaraço Alfandegário DALF. Obtenção OBTN. Controle de Suprimento no SIAFI – CSSI. Inglês Técnico Aplicado ao Suprimento II – ITSU; 4ª Série: Controle Mecanizado de Suprimento CMSU. Estágio Aplicado ao Suprimento EASU. Fiscalização de Material FIMA.
3 ESPECIALIDADES DO GRUPAMENTO DE SERVIÇO
3.1 BOMBEIRO (SBO)
3.1.1 O que faz: é o profissional capacitado a executar as atividades de prevenção, salvamento e combate a incêndio nos aeródromos e edificações do Comando da Aeronáutica.
3.1.2 O que estuda: 1ª Série: Organização do SISCON. Teorias e Prevenção Contraincêndio. Extintores de Incêndio e Agentes Extintores. Condicionamento Físico para Bombeiro. Inglês Módulo I. Segurança no Trabalho; 2ª Série: Atendimento Pré-hospitalar. Equipamentos de Bombeiro. Legislação de Edificações. Proteção Contraincêndio em Edificações. Técnicas Administrativas. Conhecimentos Básicos de Aeronaves. Inspeção Técnica em Edificações. Manutenção Preventiva e Superestrutura Básica de Viaturas de Bombeiro; 3ª Série: Proteção e Segurança de Aeródromos. Legislação de Aeródromos. Operação e Manutenção Preventiva da Superestrutura das Viaturas de Bombeiro. Táticas de Salvamento e Combate a Incêndio em Aeronaves. Procedimentos de Salvamento e Combate a Incêndio em Aeronaves. Treinamento IE/EA CFS B 1/2016 Portaria DEPENS nº 176-T/DE-2 de 16 de abril de 2015 46 de Salvamento e Combate a Fogo com CCI. Inglês SBO I; 4ª Série: Exercício Simulado de Acidente Aeronáutico. Técnicas Operacionais. Estágio em Bombeiro de Aeronáutica. Inglês SBO II.
3.2 DESENHO (SDE)
3.2.1 O que faz: exerce atividades principalmente em setores de engenharia, arquitetura, estatística que compõem os serviços de infra-estrutura e projetos nas diversas organizações militares da Aeronáutica.
3.2.2 O que estuda: 1ª Série: Desenho Básico. Medidas. Fundamentos do Desenho. Desenho Geométrico. Inglês Módulo I; 2ª Série: Auto CAD. Desenho Arquitetônico I. Desenho Mecânico I; 3ª Série: Desenho Arquitetônico II. Desenho Topográfico. Ilustração Digital. Perspectiva, Sombras e Reflexos. Desenho Mecânico II; 4ª Série: Estágio. Desenho de Estruturas de Concreto. Modelagem Arquitetônica Digital 3D. Modelagem Mecânica Digital 3D.
3.3 ELETROMECÂNICA (SEM)
3.3.1 O que faz: responsável pela manutenção e reparos de viaturas, motores não aeronáuticos, grupos geradores, equipamentos, empilhadeiras, carros limpapistas, unidades rebocadoras de aeronaves, tratores e outros.
3.3.2 O que estuda: 1ª Série: Introdução à Eletrônica. Princípios de Eletricidade e Eletromagnetismo. Língua Portuguesa I. Princípios de Mecânica Vetorial e Termodinâmica. Metrologia Básica Aplicada à Eletromecânica. Trigonometria, Logaritmo e Geometria Espacial. Inglês Módulo I; 2ª Série: Motor à Combustão Interna. Normas de Segurança no Trabalho. Sistemas de Combustível. Língua Portuguesa II. Manutenção Básica de Motores. Manutenção Básica em Viaturas. Transmissão de Força Motora; 3ª Série: Chassi e Acessórios. Comunicação Oral e Escrita. Prática de Mecânica Veicular. Técnicas de Direção Veicular. Manutenção Elétrica em Viaturas. Sistema Elétrico de Viaturas; 4ª Série: Estágio em Eletromecânica. Prática Supervisionada de Eletromecânica. Instruções sobre Serviço de Transporte. Unidades Geradoras de Energia.
3.4 GUARDA E SEGURANÇA (SGS)
3.4.1 O que faz: executa as atividades de segurança e defesa das instalações, de pessoas e dignitários e serviços de operações especiais. É o responsável pelo adestramento físico e instrução militar inicial dos que ingressam na Aeronáutica.
3.4.2 O que estuda: 1ª Série: Táticas de Combate Terrestre I. Táticas de Combate Terrestre II. Histórico e Evolução da Infantaria da Aeronáutica. Navegação Terrestre. Segurança das Instalações. Inglês Módulo I; 2ª Série: Equipamentos Bélicos I. Equipamentos Bélicos II. Ordem Unida para Infantaria. Polícia da Aeronáutica I. Polícia da Aeronáutica II. Treinamento Físico Profissional Militar. Pronto Socorrismo. Inglês SGS I; 3ª Série: Operações Aeromóveis. Autodefesa Antiaérea. Recrutamento e Mobilização. Segurança e Proteção de Autoridades. Táticas de Combate Terrestre III. Táticas de Combate Terrestre IV. Técnicas de Instrução Militar. Estágio de Instrutor de Tiro. Inglês SGS II; 4ª Série: Operações de Paz. Estágio. Vigilância Eletrônica. Autodefesa de Superfície de Instalações Aeronáuticas. Inglês SGS III. Técnicas de Operações de Selva.
3.5 INFORMAÇÕES AERONÁUTICAS (SAI)
3.5.1 O que faz: este especialista desempenha sua função na Sala Aeródromo, que é um órgão do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro. É responsável por coletar, selecionar e fornecer aos aeronavegantes as informações aeronáuticas necessárias à realização segura, eficiente e regular de seus vôos. Também cabe a este especialista receber e processar as IE/EA CFS B 1/2016 Portaria DEPENS nº 176-T/DE-2 de 16 de abril de 2015 47 mensagens do Serviço de Tráfego Aéreo e mensagens referentes ao controle, fiscalização e cobrança, geradas pela operação de aeronaves.
3.5.2 O que estuda: 1ª Série: Inglês Módulo I. Organização Aeronáutica. Gerenciamento de Tráfego Aéreo. Geografia Aplicada à Navegação Aérea. Busca e Salvamento; 2ª Série: Aeródromos. Aeronaves. Meteorologia Aeronáutica. Navegação e Vigilância. Inglês para SAI I. Informática Aplicada ao AIS. Aspectos Comportamentais; 3ª Série: Comunicações. Serviços de Informação Aeronáutica. Inglês Técnico Aeronáutico. Comunicações. Publicações do AIS. Sala AIS de Aeródromo. Inglês para SAI II; 4ª Série: Prática Operacional. Estágio. Planejamento de Voo. Inglês para SAI III.
3.6 METALURGIA (SML)
3.6.1 O que faz: exerce a função de torneiro-mecânico, fresador, retificador e soldador, podendo também ser inspetor de medição com a tarefa de verificar a dureza dos materiais, espessura de tratamentos superficiais, continuidade da matéria-prima etc.
3.6.2 O que estuda: 1ª Série: Desenho Básico I. Desenho Técnico de Metalurgia. Trigonometria, Logaritmo e Geometria Espacial. Inglês Módulo I; 2ª Série: Metalurgia. Metrologia Dimensional e Prática de Ajustagem. Máquinas Básicas. Fresadoras. Inglês Técnico. Sistema Integrado de Logística de Materiais e Serviços (SILOMS); 3ª Série:. Tornos Mecânicos. Soldagem por Adesão e Fusão em Metais Ferrosos. Programação Manual para Máquinas Ferramentas com Controle Numérico I; 4ª Série: Programação Manual para Máquinas Ferramentas com Controle Numérico II. Técnica de Elaboração e Execução de Projetos. Estágio Supervisionado.

Conheça todas apostilas da Editora Opção e Editora Solução e  Editora Nova.