Informações sobre concursos públicos e os lançamentos das melhores apostilas (impressa e PDF) para os principais concursos em todo o Brasil.

Apostila Concurso Professor de Ciências - Prefeitura Fortaleza - CE - 2015

Apostila para o concurso público de 2015 da Prefeitura  Municipal de Fortaleza / CE, completa e atualizada para o cargo de Professor de Ciências, elaborada pela Editora Opção, 22 anos de atividades no ramo. Há também apostilas para os cargos de Professor Pedagogo, Professor de Língua Portuguesa, Inglês, Educação Física, Geografia, História, Matemática e Artes..
Clique aqui para acessar esta apostila
A apostila para o cargo de Professor de Ciências da Prefeitura  Municipal de Fortaleza / CE possui 394 páginas e contém as seguintes matérias:
Conhecimentos Básicos
- Língua Portuguesa
- Raciocínio Lógico-Matemático
- Legislação Básica da Educação
- Educação Brasileira: Temas Educacionais e Pedagógicos
Conhecimentos Específicos
Conhecimentos Específicos para o cargo de Professor de Ciências de acordo com o edital: 1. Educação científica. 1.1. Alfabetização científica e importância social do ensino de Ciências. 1.2. Natureza do conhecimento científico. 1.3. Metodologia do ensino de Ciências e sua articulação com os demais conteúdos do programa. 1.4. A experimentação no ensino de Ciências. 2. O ensino de Ciências e os temas transversais. 2.1. Articulação entre os conteúdos de Ciências e os temas transversais. 3. Universo. 3.1. Concepção de Universo, Sistema Solar, planeta Terra. 3.2. Origem do universo e da Terra. 3.3. Atração gravitacional da Terra. 3.4. Caracterização da constituição da Terra e das condições existentes para a presença de vida. 3.5. Comparação entre as teorias heliocêntricas e geocêntricas. 3.6. O papel das novas tecnologias e os principais eventos da história da Astronomia. 4. Meio ambiente e sociedade. 4.1. Ecossistema e seus componentes. 4.2. Principais biomas. 4.3. Estudo das populações, interações dos seres vivos. 4.4. Cadeias, teias e pirâmides ecológicas. 4.5. Fluxo de matéria e de energia. 4.6. Ciclos biogeoquímicos: água, carbono e oxigênio. 4.7. Tipos de solos; exploração e conservação do solo. 4.8. Composição do ar atmosférico. 4.9. Poluição do ar. 4.10. Propriedades físicas e químicas da água. 4.11. Purificação e tratamento de água e esgoto. 4.12. Relações entre ar, solo, água e os seres vivos. 4.13. O ambiente e a interferência do homem. 5. Seres vivos. 5.1. Origem e evolução biológica dos seres vivos. 5.2. Teorias de Lamarck e Darwin: adaptação e seleção natural. 5.3. Hereditariedade e o meio ambiente. 5.4. Diversidade biológica: classificação e caracterização geral dos filos. 5.5. Características gerais dos seres vivos e suas funções vitais. 5.6. Características da célula animal e vegetal. 5.7. Processos bioenergéticos: respiração, fotossíntese e síntese de proteínas. 6. Ser humano e saúde. 6.1. Tipos básicos de tecidos e suas funções. 6.2. Órgãos e sistemas do corpo humano e suas funções. 6.3. Saúde e sexualidade: ciclo menstrual, gravidez, métodos contraceptivos e DSTs. 6.4. Métodos de prevenção e tratamento de doenças parasitárias e carenciais. 7. Química. 7.1. Estrutura e propriedades da matéria: elementos químicos, tabela periódica e modelos atômicos. 7.2. Misturas e combinações: misturas homogêneas e heterogêneas; preparação e separação de misturas; reações químicas. 7.3. Funções químicas: óxidos, bases, ácidos e sais. 8. Física. 8.1. Medidas de grandezas. 8.2. Estados físicos da matéria. 8.3. Força e movimento. 8.4. Energia térmica, calor e temperatura. 8.5. Energia cinética e potencial e transformações das formas de energia. 8.6. Gravidade, massa e peso. 8.7. Trabalho e potência. 8.8. Máquinas simples. 8.9. Movimentos ondulatórios e fenômenos luminosos. 8.10. Eletricidade e magnetismo. 

Conheça todas apostilas da Editora Opção e Editora Solução e  Editora Nova.