Informações sobre concursos públicos e os lançamentos das melhores apostilas (impressa e PDF) para os principais concursos em todo o Brasil.

Apostila Concurso Escriturário do Banrisul RS 2015

ESCRITURÁRIO
Ver Apostila Completa
 Editora Opção
O Banco do Estado do Rio Grande do Sul - Banrisul - RS fará um concurso público em 2015 para o cargo de Escriturário, nível médio, e a Editora Opção possui uma apostila elaborada para este concurso, atualizada de acordo com o edital de outubro de 2015.

A apostila possui 496 páginas e contém as seguintes matérias:
Conhecimentos Básicos
- Língua Portuguesa
- Matemática
- Raciocínio Lógico
- Domínio Produtivo de Informática
Conhecimentos Específicos
- Conhecimentos Bancários
- Atendimento
- Ética e Legislação de Equidade de Gêneros e Igualdade Racial
- Técnicas de Vendas

O conteúdo da apostila de 2015 da Editora Opção para o cargo de Escriturário do Banco do Estado do Rio Grande do Sul - Banrisul - RS pode ser verificado no site da Editora, onde há o índice da apostila para melhor análise.
**************************************************************
Abaixo o conteúdo da apostila anterior, de 2009, que sofreu grandes modificações:

I - Língua Portuguesa
Ortografia – Ortografia oficial; acentuação: relação entre fonemas e letras.  Morfologia – Estrutura e formação de palavras. Classes de palavras e seu emprego; flexão nominal e verbal. Sintaxe – Processos de coordenação e subordinação. Equivalência e transformação de estruturas. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal; uso do acento indicador da crase. Uso dos sinais de pontuação.  Leitura, compreensão e Interpretação de Texto – Compreensão global do texto. Estruturação do texto: recursos de coesão. Significação contextual de palavras e expressões. Informações literais e inferências possíveis.


II - Matemática Financeira

Operações Comerciais: porcentagem, taxas de acréscimo, descontos, taxa de lucro ou margem sobre o preço de custo e sobre o preço de venda. Conceitos Básicos: juros, principal, montante, taxas de juros, fluxo de caixa, contagem de dias, anos comercial e civil, regra do banqueiro. Juros simples: cálculo dos juros, do principal, da taxa, do prazo e do montante. Juros compostos: cálculo dos juros, do principal, da taxa, do prazo e do montante; convenções linear e exponencial para períodos não inteiros; utilização de tabelas para cálculos. Taxas: nominal e efetiva; proporcionais entre si; equivalentes entre si em juros simples e em juros compostos; taxa over; utilização de tabelas para cálculos. Desconto Bancário Simples: taxa de desconto, cálculo do valor do desconto e cálculo do valor descontado (valor presente); taxa efetiva ou implícita em juros compostos da operação de desconto bancário simples; utilização de tabelas para cálculos.


III - Conhecimentos Bancários e de Mercado
Cenários Econômicos: Sistema Financeiro Nacional - estrutura e funções; Autoridades Monetárias – estrutura e funções; Mercado Financeiro;  Mercado Bancário; Mercado de Capitais (estrutura e funcionamento); Marketing de relacionamento e as instituições; Falhas e recuperação de serviços;  Fatores de satisfação; Governança corporativa;Estratégias de segmentação;  Propaganda bancária; Diferenciação para os clientes private; Influência do investimento em marketing nas vendas e rentabilidade dos bancos.


IV - Informática

Conceitos Básicos de Informática: noções sobre hardware e software. Arquitetura e Organização de Computadores: Componentes; Periféricos. Sistema Windows XP SP2: Componentes da Área de Trabalho; Componentes das Janelas; Configuração do Painel de Controle; Área de Transferência; Windows Explorer; Formatação e Cópia de discos; Utilização da Ajuda; Programas nativos. Excel 2007: Atalhos e barra de ferramentas; Formatação de Dados; Seleção de Células; Funções, Fórmulas e Expressões Matemáticas; Referências absolutas e relativas; Intervalos Nomeados; Gerenciamento de Arquivos; Gráficos. Word 2007: Atalhos e barra de ferramentas; Modos de seleção de texto; Formatação de Fonte; Formatação de Parágrafo; Bordas; Marcadores e Numeração; Tabulação; Quebras; Texto em colunas; Tabelas; Modos de visualização; Cabeçalho e rodapé; Numeração de Páginas; Localização e substituição de texto; Impressão. Internet: World Wide Web: Conceitos; Browser (Internet Explorer 7.0); Correio Eletrônico: conceitos; Gerenciador de e-mail (Outlook Express 6.0); Vírus. BrOffice 3.1 - BrOffice Documento Texto (Writer): Atalhos e barra de ferramentas; Modos de seleção de texto; Formatação de texto; Formatação de Parágrafos; Alinhamento. BrOffice Planilha (Calc): Atalhos e barra de ferramentas; Formatação de Dados; Seleção de Células; Atributos de Caractere.

Conheça também as apostilas da Editora Opção e Editora Nova.