Informações sobre concursos públicos e os lançamentos das melhores apostilas (impressa e PDF) para os principais concursos em todo o Brasil.

Apostila Concurso CEPEL - RJ Assistente Administrativo e Financeiro - 2014

Apostila preparatória  para o cargo de Assistente Administrativo e Financeiro, de nível médio, do concurso público 2014 do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CEPEL - associação civil sem fins lucrativos, com sede à Av. Horácio Macedo, 354, Cidade Universitária - Rio de Janeiro - RJ. Veja também apostila para o emprego de Apoio Administrativo, que também exige o ensino médio.
Clique aqui para acessar esta apostila
Conteúdo programático de acordo com o edital do concurso:
Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA
Compreensão e Interpretação de textos; Aspectos lingüísticos: variações lingüísticas e funções da linguagem; Tipologia textual. Morfologia: classes de palavras variáveis e invariáveis: conceito, classificação e cargo; sintaxe do período simples e composto; concordância nominal e verbal; regência nominal e verbal; Semântica: sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia; conotação e denotação; figuras de sintaxe, de pensamento e de linguagem.
Disciplina: MATEMÁTICA
Fundamentos da Teoria dos Conjuntos. Conjuntos numéricos: números naturais e inteiros (divisibilidade, números primos, fatoração, mdc e mmc); números racionais e irracionais (reta numérica, valor absoluto, representação decimal); números reais (relação de ordem e intervalos); operações. Funções: estudo das relações, definição de função, funções definidas por fórmulas; domínio. Imagem e contradomínio; gráficos: funções injetora, sobrejetora e bijetora, par e impar, crescente e decrescente, composta, inversa, polinomial do 1ª grau, quadrática, modular, exponencial e logarítmica. Resolução de equações, inequações e sistemas. Sistemas de Numeração: base 10 e outras bases; mudança de base. Sequências: Progressões aritmética e geométrica. Razão, proporção; regra de três simples e composta, porcentagem; juros compostos. Geometria plana: Paralelismo, ângulos de duas retas concorrentes, ângulos de duas retas com uma transversal. Polígonos: congruência, semelhança, soma dos ângulos internos e externos, diagonais, relações métricas nos triângulos. Circunferência: relações métricas nos polígonos regulares e na circunferência, comprimento e ângulos. Áreas dos polígonos, do círculo e suas partes. Resolução de triângulos, arcos, ângulos e funções trigonométricas. Geometria espacial: Retas e planos no espaço (paralelismo e perpendicularismo); ângulos diedros e poliedros; poliedros regulares, prismas, pirâmides, cilindro, cone e esfera (cálculos de áreas e volumes). Troncos de pirâmide e de cone. Trigonometria. Matrizes e determinantes, sistemas lineares. Análise combinatória, binômio de Newton, probabilidades. Elementos de estatística: tabela de frequência, gráficos, medidas de centro e de dispersão.
Conhecimentos Básico e Específico:
Níveis hierárquicos e organogramas; Divisão do trabalho; Formulários e manuais; Cronogramas e diagramas; Administração de material; Higiene e segurança no trabalho; Ética e responsabilidade social; Eficiência e eficácia; Remuneração e benefícios.

Conheça também as apostilas da Editora Solução e Editora Nova.