Informações sobre concursos públicos e os lançamentos das melhores apostilas (impressa e PDF) para os principais concursos em todo o Brasil.

Apostila Concurso Técnico de Extensão Rural - EMATER - PR - Grátis CD - 2014


Confira AQUI a apostila lançada para o concurso público de 2016 da EMATER - MG para o cargo de Assistente Administrativo II, cargo que exige o ensino médio, com inscrições abertas de 01/03 a 06/04/2016.

***********************************************************

Apostila  para o concurso público 2014 do  do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural - EMATER, preparatória  para o cargo de Técnico de Extensão Rural, elaborada pela Editora Opção, 21 anos de atividades. Grátis CD com testes.
A apostila possui 254 páginas e contém as seguintes matérias:
Conhecimentos Gerais
- Língua Portuguesa
- Informática
- Atualidades
- Estatuto da Criança e do Adolescente
A Editora Nova também lançou apostilas para este concurso. CONFIRA AQUI!
A inscrição poderá ser efetuada a partir das 18h30min do dia 24 de abril de 2014 até às 23h do dia 15 de maio de 2014, somente via internet, no endereço eletrônico www.cops.uel.br, no qual existirá um link com o formulário destinado à inscrição, que deverá ser devidamente preenchido pelo candidato. A partir do dia 30 de abril de 2014, deverá o candidato imprimir o boleto bancário para o pagamento da taxa
5.2. O valor da taxa de inscrição é de R$ 100,00 (cem reais) para o Cargo Profissional de Extensão Rural e de R$ 70,00 (setenta reais) para o Cargo Técnico de Extensão Rural, cujo pagamento deverá ser efetuado até o dia 16 de maio de 2014, em qualquer agência bancária credenciada, durante o horário regular de atendimento bancário, mediante a apresentação do boleto.
Atribuições do cargo de Técnico de Extensão Rural - ATR
Prestar, diretamente nas propriedades rurais e áreas de exploração agropecuária, orientação e assistência técnica em atividades de produção e exploração vegetal e animal, buscando a sustentabilidade econômica, social e ambiental, dentro de sua estrita competência profissional e responsabilidade técnica inerente.
Utilizar a metodologia de Extensão Rural para promover desenvolvimento técnico, econômico e social do produtor rural, da sua família, da comunidade, do município e do território onde está inserido.
Prestar orientação direta ao produtor rural, sua família e suas organizações formais e informais, com atendimento "in loco" nas propriedades agrícolas e no meio rural como um todo, nas áreas técnica, ambiental, social e econômica.
Contribuir para que a família rural tenha acesso à cidadania e aos serviços governamentais.
Elaborar planos de crédito para custeio e investimentos que viabilizem o acesso ao crédito e às políticas públicas, bem como elaborar vistorias e laudos de acompanhamentos e de aplicação corretas dos recursos.
Desenvolver e operar os Programas de Governo na sua área de atuação. Participar de programa de treinamento, quando convocado.
Participar, conforme a política interna da Instituição, de projetos, cursos, eventos, convênios e programas institucionais.
Elaborar relatórios e pareceres em sua área de especialidade.
Realizar viagens, à serviço, no estado do Paraná, como parte integrante da realização de suas atividades profissionais e técnicas.
Trabalhar segundo normas técnicas de segurança, qualidade, produtividade, higiene e preservação ambiental.
Executar tarefas pertinentes à profissão à campo, nas propriedades e comunidades rurais, com deslocamento a pé, nas áreas rurais, plantações, florestas, áreas de criação animal, trilhas e carreadores, sob diversas condições de clima, tempo e horários.
Utilizar e dirigir o veículo do EMATER como instrumento de trabalho em suas atividades.
Executar tarefas pertinentes à área de atuação, utilizando-se de equipamentos e programas de informática.
Como apoio às atividades técnicas e de campo, individual e da equipe da Unidade, desenvolver atividades na área administrativa, dando suporte e participando efetivamente das atividades da Instituição, na unidade ou setor onde estiver lotado.
Como apoio às atividades técnicas e de campo, individual e da equipe da Unidade, desenvolver e preparar materiais, expedientes administrativos e controles da rotina organizacional, sob orientação de sua gerência ou chefia imediata.
Como apoio às atividades técnicas e de campo, individual e da equipe da Unidade, preparar e encaminhar solicitações de viagens, pedidos de adiantamento e relatórios financeiros de viagens e de prestação de contas.
Como apoio às atividades técnicas e de campo, individual e da equipe da Unidade, controlar a entrada e saída de materiais, ferramentas, equipamentos e materiais de expediente em sua unidade/setor de lotação.
Como apoio às atividades técnicas e de campo, individual e da equipe da Unidade, operar equipamentos diversos, tais como: projetor multimídia; aparelhos de fax; máquinas fotocopiadoras / duplicadoras e outros.
Zelar pela higiene, limpeza, conservação e boa utilização dos equipamentos, instrumentos e veículos utilizados na sua unidade, providenciando junto ao setor competente os serviços de manutenção necessários.
Como apoio às atividades técnicas e de campo, individual e da equipe da Unidade, manter, organizar, classificar e atualizar arquivos, fichários, livros, publicações e outros documentos.
Quando em trabalho na sede da Unidade, atender ao público em geral, interno e externo, averiguando suas necessidades para atendê-los, orientá-los e/ou encaminhá-los às pessoas e/ou setores competentes, bem como realizar e atender chamadas telefônicas, anotar e enviar recados.
Como apoio às atividades técnicas e de campo, individual e da equipe da Unidade, receber, entregar, levar e buscar documentos, materiais de pequeno porte, livros e outros, através de malote e protocolo, providenciando os registros necessários de empréstimos e devoluções e afixar materiais de divulgação em editais, quando necessário.
Elaborar relatórios em sistemas próprios do instituto que permitam a prestação de contas à sociedade das ações executadas, bem como a avaliação do servido desenvolvido.
Participar de programa de treinamento, quando convocado.
Executar outras tarefas compatíveis com as exigências para o exercício da função.
Descrições Básicas da Função:
EXTENSIONISTA ESPECIALIZADO
Executar assistência e orientação técnica, no estrito limite de sua formação e atribuições profissionais/técnicas, para produtores rurais e suas famílias (agricultores familiares, assentados, indígenas, quilombolas, pescadores), em suas unidades produtivas, nos aspectos relacionados às cadeias produtivas das explorações agrícolas do Estado, de acordo com a realidade regional ou local em que estiver inserido.
Desenvolver "in loco" e junto ao público assistido, ações de assistência e orientação técnica nas propriedades rurais e nas culturas e explorações na sua área de ação em: manejo e conservação de solos e água; preservação e recuperação ambiental; fitotecnia; fitossanitarismo; controle e manejo de pragas e doenças; manejo integrado de pragas; agricultura orgânica; produção agroecológica; florestamento e reflorestamento; máquinas e mecanização agrícola; colheita racional; armazenagem e estocagem; comercialização; organização da produção e dos agricultores; assessoria na gestão de organizações rurais.
Operar políticas públicas, na execução de programas oficiais de apoio ao desenvolvimento rural e na divulgação de projetos oficiais que viabilizem o acesso qualificados dos agricultores familiares a recursos públicos e financiamentos.
Participar da articulação Institucional com lideranças, entidades e fóruns existentes nos municípios, regiões e territórios em benefício do desenvolvimento rural integrado.
Executar ações de extensão rural e de educação informal no sentido de obter o desenvolvimento do produtor rural e de sua família, utilizando-se dos princípios, valores e metodologia extensionista.
Elaborar planos de crédito para custeio e investimentos que viabilizem o acesso ao crédito e às políticas públicas, bem como realizar e elaborar, nas propriedades rurais e empreendimentos, vistorias e laudos de acompanhamentos e de aplicação corretas dos recursos.
Executar ações de caráter complementar e de apoio à sua atuação técnico/profissional, com atuação em equipe, execução de atividades de apoio ao desenvolvimento do trabalho técnico, incluindo atividades administrativas da unidade de trabalho, elaboração de relatórios e materiais técnicos e administrativos, solicitação de recursos e prestação de contas, administração de pessoas e de materiais, e de atendimento ao público geral e de assistidos/orientados em suas necessidades junto à Instituição.
Participar, conforme a política interna da Instituição, de projetos, cursos, eventos, convênios e programas de ensino, pesquisa e extensão.
Trabalhar segundo normas técnicas de segurança, qualidade, produtividade, higiene e preservação ambiental. Executar tarefas pertinentes à área de atuação, utilizando-se de equipamentos e programas de informática.
Executar tarefas pertinentes à profissão à campo, nas propriedades e comunidades rurais, com deslocamento a pé, nas áreas rurais, plantações, florestas, áreas de criação animal, trilhas e carreadores, sob diversas condições de clima, tempo e horários.
Utilizar veículo automotor como instrumento de trabalho no dia-a-dia.
Executar outras tarefas compatíveis com as exigências para o exercício da função.

Conheça também as apostilas da Editora Solução e Editora Nova.