Informações sobre concursos públicos e os lançamentos das melhores apostilas (impressa e PDF) para os principais concursos em todo o Brasil.

Apostila opção é boa, confiável, para concursos?

Comprar uma apostila nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente para quem não tem experiência, pois são muitas opções no mercado e algumas de péssima qualidade.

Hoje vamos falar da apostila para concursos produzida pela Editora Opção (www.apostilasopcao.com.br). Afinal, a apostila da Opção é boa, o site da Editora é confiável, posso comprar com o cartão de crédito e não terei problemas?

Vamos por partes: o site da Opção é confiável sim, afinal é uma empresa com mais de 23 anos no mercado e especializada em vendas pela Internet. Você poderá até não gostar dos produtos, mas a última coisa que você pode esperar de uma empresa dessas é que seja uma fraude, que vise enganar as pessoas, daquelas que vendem e não entregam os produtos.

Também não vejo como ter nenhuma preocupação quanto ao fornecimento dos dados do cartão de crédito no site da Opção, pois possui Certificação SSL da Thawte. Através desse protocolo as informações são criptografadas, ou seja, transformadas em códigos entre seu computador e o servidor. Depois uma empresa que vive de vendas pela Internet não vai querer correr riscos.

Quanto à qualidade dos produtos, a Editora Opção, que produz a apostila, não surgiu hoje nem ontem. Já está há mais de 23 anos no mercado de materiais didáticos para concursos públicos, repito. E nenhuma empresa nesse ramo tão competitivo permaneceria tantos anos em atividades se fosse uma enganação, se seus produtos fossem de má qualidade. A Opção possui dois quadros de professores, sendo um próprio e outro mediate contratação terceirizada, para matérias específicas.

Faço a ressalva de que muita gente tem uma expectativa errada em relação a uma apostila, qualquer que seja a editora. Numa apostila as matérias são resumidas o máximo possível, para que não fique com uma infinidade de páginas e com um custo muito alto, que ninguém comprará. Muitas vezes um único tópico do programa tem conteúdo para um livro inteiro e tem que caber, resumidamente em duas ou três páginas de uma apostila. Quem quer se aprofundar pode complementar os estudos com livros e outras fontes.

E também é uma questão pessoal. Muitas pessoas compram as apostilas da Opção e consideram excelentes, enquanto outras não gostam.

Para quem está em dúvida, é interessante se informar com amigos e parentes que já tenham experiência com concursos públicos, para que possam lhe auxiliar a escolher a melhor apostila.

Em sites como o Reclameaqui, há algumas avaliações mas é preciso analisar com cuidado, pois lá só registram a opinião quem está indignado com alguma coisa, seja porque os Correios demoraram a entregar a encomenda, porque não gostaram do conteúdo, não gostaram do atendimento, etc. É a opinião dos descontentes.

Mesmo assim, considerando que é a opinião de quem não gostou de alguma coisa, a avaliação em relação às Apostilas Opção nos últimos seis meses antes desta postagem, de 01/09/2015 - 29/02/2016, no Reclameaqui é considerada "Boa", com nota do consumidor de 6,05.

O referido site registrou um total de 80 reclamações no citado período em relação às apostilas da Editora Opção, quando foram comercializadas mais de 200 mil apostilas. Ou seja, é uma reclamação a cada 2.500 apostilas vendidas, aproximadamente.

Para comparação com outra editora do ramo, a Vestcon, uma das mais conhecidas do mercado, no mesmo período teve avaliação 5,57 dos reclamantes no Reclamequi, com um total de 332 reclamações. Não tenho informações sobre o número de apostilas vendidas pela Vestcon no período.

Se considerarmos todo o período de avaliação do Reclameaqui, a Opção possui nota 5.32 em 390 reclamações, enquanto a Vestcon possui nota 3.97 em 2.330 reclamações, nesta data.