Informações sobre concursos públicos e os lançamentos das melhores apostilas (impressa e PDF) para os principais concursos em todo o Brasil.

Apostila Concurso FASEPA - PA - Agente Administrativo e outros 2023

Concurso público da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará - FASEPA - PA DE 2023 com 67 vagas para Agente Administrativo, Monitor, de nível médio, e vários outros cargos e a Editora Opção, 30 anos no mercado, elaborou apostilas impressas ou digitais (PDF)  para esses e outros cargos.


A Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (FASEPA PA) informa que as inscrições para o cargo de Agente Administrativo e outros cargos serão realizadas de forma exclusiva por meio da internet, no endereço eletrônico https://www.cetapnet.com.br, durante um período específico estabelecido no edital do processo seletivo.

Conforme as informações divulgadas, o período de inscrições compreenderá o horário das 8h (oito horas) do dia 17 de abril de 2023 até as 23h e 59 min (vinte e três horas e cinquenta e nove minutos) do dia 05 de junho de 2023. Durante esse intervalo de tempo, os candidatos interessados em participar do processo seletivo deverão acessar o endereço eletrônico indicado e seguir as instruções fornecidas para efetuarem suas inscrições.

É importante ressaltar que as inscrições serão aceitas apenas via internet, não sendo permitido realizar inscrições de forma presencial ou por outro meio que não seja o endereço eletrônico indicado. Portanto, é fundamental que os candidatos tenham acesso a um dispositivo com internet e estejam atentos ao prazo estipulado para não perderem a oportunidade de se inscreverem.

No momento da inscrição, os candidatos deverão fornecer as informações solicitadas de forma correta e completa, seguindo as orientações disponíveis no site. É responsabilidade do candidato conferir os dados informados, garantindo que estejam corretos e atualizados, para evitar problemas futuros.

Além disso, o edital do processo seletivo poderá estabelecer requisitos específicos e documentos necessários para a inscrição, assim como a possibilidade de pagamento de uma taxa de inscrição, caso seja aplicável. Nesse caso, os candidatos deverão observar as instruções disponíveis no site para efetuarem o pagamento da taxa dentro do prazo estipulado, a fim de garantirem a validação de sua inscrição.

Após efetuar a inscrição, os candidatos deverão aguardar a confirmação de sua inscrição, que será disponibilizada no site oficial. É de responsabilidade do candidato conferir regularmente o site para verificar a situação de sua inscrição e acompanhar eventuais retificações ou atualizações do edital, assim como as datas e locais de aplicação das provas, caso seja parte do processo seletivo.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA AGENTE ADMINISTRATIVO: 

NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Características básicas das organizações formais modernas: tipos de Estrutura organizacional, natureza, finalidades e critérios de departamentalização. Organização Administrativa: centralização, descentralização, concentração e desconcentração. Organização Administrativa do Estado: Administração direta e indireta. Gestão de Processos. Gestão de Contratos. Noções gerais de licitação e contratos (Lei Federal nº 8.666/1993 eLei Federal nº 14.133/2021). 
NOÇÕES BÁSICAS DE SECRETARIA Preparo, preenchimento e tratamento de documentos; preparo de relatórios, formulários e planilhas. Controle de documentos: envio e recebimento. Técnicas de arquivo. Noções sobre os modelos de gestão: competência, processos, projetos e resultados. Noções de atendimento ao público. Manual de redação da Presidência da República. 
NOÇÕES BÁSICAS DE ADMINISTRAÇÃO GERAL Noções básicas de planejamento: tipos de planos, abrangência e horizonte temporal. Plano de Ação 5W2H. Ciclo PDCA como ferramenta de gestão. Princípios e conceitos do gerenciamento de projetos: conceito de projeto, tipos diferença entre projetos e processos, tipos de projetos, stakeholders, benefícios, ciclo de vida do projeto, papel do gerente de projetos. NOÇÕES DE ARQUIVOLOGIA Princípios e conceitos fundamentais de arquivologia; Gestão de documentos; Protocolos (recebimento, registro, distribuição, tramitação e expedição de documentos); Classificação de documentos; Arquivamento e ordenação de documentos de arquivo; Tabela de temporalidade de documentos de arquivo; Gerenciamento da informação e a gestão de documentos; Tipologias documentais e suportes físicos.
NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS Administração de compras e materiais; Classificação de materiais; Processos de compras governamentais e gerenciamento de materiais e estoques; Recebimento e Armazenagem; Gestão Patrimonial.