Informações sobre concursos públicos e os lançamentos das melhores apostilas (impressa e PDF) para os principais concursos em todo o Brasil.

Apostila Concurso Prefeitura Osasco - SP | Oficial de Escola - 2014


Apostila  para o concurso público 2014 da Prefeitura de Osasco SP, preparatória  para o cargo de Oficial de Escola, elaborada pela Editora Opção, 21 anos de atividades. Há também apostilas para Inspetor de Alunos e outros cargos.
Clique aqui para acessar esta apostila
Conhecimentos básicos, de acordo com o edital, para os cargos de Inspetor de Alunos e Oficial de Escola:
LÍNGUA PORTUGUESA: Leitura, compreensão e interpretação de textos. Estruturação do texto e dos parágrafos. Articulação do texto: pronomes e expressões referenciais, nexos, operadores sequenciais. Significação contextual de palavras e expressões. Equivalência e transformação de estruturas. Sintaxe: processos de coordenação e subordinação. Emprego de tempos e modos verbais. Pontuação. Estrutura e formação de palavras. Funções das classes de palavras. Flexão nominal e verbal. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Ortografia oficial. Acentuação gráfica.
NOÇÕES DE INFORMÁTICA: Conceitos básicos de informática; Componentes de hardware e software de computadores; Operação, configuração de sistemas operacionais Windows XP e Windows 7; Uso de editores de texto e planilhas eletrônicas; Uso de Internet (navegação web, correio eletrônico; Noções de segurança (proteção de informação e Malwares; e, Alternativas de software livre para sistemas operacionais, editores de texto, planilhas e navegadores.
MATEMÁTICA BÁSICA: Operações com números naturais inteiros e racionais. Divisibilidade. Máximo Divisor Comum (MDC) e Mínimo Múltiplo Comum (MMC). Medidas de comprimento, superfície, volume, capacidade, massa e tempo. Equações do 1º e 2º graus. Razão, proporção, regra de três simples e composta, porcentagem, juros simples e médias. Conjuntos numéricos: números inteiros, racionais e reais. Probabilidades. Combinações. Arranjos e permutações. Geometria básica. Porcentagem.
LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA: Lei nº 4.300/09 (Aprova o Plano Municipal de Educação 2008 - Osasco-SP e dá outras providências); Lei nº 8069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente; Lei nº 9.394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBN. Lei nº 7.853/89. Declaração de Salamanca/94: Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais. Regime jurídico dos servidores públicos municipais de Osasco (Lei nº 836/69 e Lei Complementar nº 6/91 e suas posteriores alterações).
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS (INSPETOR DE ALUNOS E OFICIAL DE ESCOLA)
INSPETOR DE ALUNOS: Relações humanas e atendimento ao público. Organização e higiene do/no local de trabalho. Lei nº 8.069/90 - de 13 de julho de 1990: Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. Título II (Direitos Fundamentais) Cap. I, II, III, IV, V e Título V - Conselho Tutelar. Lei nº 9.394/96 - de 20 de dezembro de 1996: Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Títulos II, III e V.
OFICIAL DE ESCOLA: Comunicação Oral e Escrita: atendimento ao público, relações humanas, comunicação, comunicações organizacionais, eficácia nas comunicações administrativas, correspondência oficial - documentos e/ou modelos utilizados, mensagens eletrônicas, atendimento telefônico, formulários, cartas comerciais, serviços da empresa brasileira de telégrafos, fraseologia adequada, redação oficial, abreviações, formas de tratamento. Documentação e Arquivo: pesquisa, documentação, arquivo, sistemas e métodos de arquivamento. Cronograma de atividades do serviço de secretaria. Serviço de pessoal, conceito, competência, atribuições. Ergonomia: postura e movimento, fatores ambientais, organização e higiene do/no local de trabalho, informação e operação.

Conheça também as apostilas da Editora Solução e Editora Nova.