Informações sobre concursos públicos e os lançamentos das melhores apostilas (impressa e PDF) para os principais concursos em todo o Brasil.

Apostila Concurso Ananindeua / PA - Professor / Magistério - 2015

Ananindeua - PA
Apostila para o concurso público de 2015 da  Prefeitura Municipal de Ananindeua / PA, contendo "Conhecimentos Básicos", comuns a todos os cargos de Professor / Magistério, elaborada pela Editora Opção, 22 anos de atividades no ramo. Há também apostilas completas para os cargos de  Professor de Educação Infantil (0 a 5 anos) e Professor de Ensino Fundamental (1º ao 5º ano).
Clique aqui para acessar esta apostila
De acordo com o edital do concurso público, é este o conhecimento básico:
LÍNGUA PORTUGUESA Obs: O candidato deverá considerar a nova Reforma Ortográfica contida no Decreto n.º 6.583, de 29 de setembro de 2008. 1. Interpretação e análise de textos; 2. Os vários modos de organização discursiva: elementos do texto descritivo, narrativo e dissertativo (exposição ou argumentação); 3. Estruturas lingüísticas e aspectos funcionais morfológicos e sintáticos do uso da língua: 3.1. Emprego das classes de palavras no texto; Categorias gramaticais; Estrutura das palavras; Formação de palavras. 3.2. Elementos estruturais do texto: frase; oração e período; Funções Oracionais; Coordenação e Subordinação; Concordância; Regência; Colocação; Emprego do sinal indicativo de crase; Coesão textual: anafóricos e articuladores; Coerência textual; Intertextualidade; 4. Elementos semânticos do texto; Significação das palavras; Denotação e Conotação Emprego de vocabulário; Adequação e precisão vocabular; Variação linguística; Alterações semânticas: homonímia; sinonímia; antonímia; paronímia; polissemia e ambiguidade; 5. Funções da linguagem no texto; níveis de linguagem no texto; 6. Pontuação gráfica; 7. Acentuação gráfica; 8. Uso da Crase.
CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS 1. Educação como direito social público. 2. O contexto educacional e histórico da escola pública; 3. Política educacional brasileira; 4. Organização e gestão democrática da Educação Básica no Brasil; 5. Planejamento e avaliação escolar em uma perspectiva construtiva – práticas avaliativas e instrumentos de avaliação; 6. O Projeto Político-pedagógico: concepções, funções, características, estratégias de construção; 7. Concepções de currículo e interdisciplinaridade; 8. Projetos de ensino e de aprendizagem; Função social da escola: Relação escola e sociedade; 9. Concepções teórico-metodológicas de aprendizagem e desenvolvimento humano; 10. A afetividade como elemento mediador da aprendizagem; 11. Componentes do processo de ensino: objetivos; conteúdos; métodos; técnicas, meios e avaliação; 12. Educação e diversidade; 13. Educação e inclusão – a integração de alunos com necessidades educacionais especiais em classes regulares dos sistemas de ensino; 14. Direito à Educação, acesso, permanência e sucesso escolar; 15. Educação, direitos humanos e cotidiano escolar; 16. Plano de desenvolvimento da educação: Razões, princípios e programas; 17. Avaliações da Educação Básica: Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA), Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), Avaliação Nacional da Educação Básica (ANEB) e Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (ANERSC – Provinha Brasil e Prova Brasil).
LEGISLAÇÃO 1. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 – Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 2. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999 - Política Nacional de Educação Ambiental; 3. Resolução 3/2005, da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação – Normas Nacionais para ampliação do Ensino Fundamental para nove anos; 4. Lei n° 8.069/90, Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA; 5. Resolução n° 4, de 13/07/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica; 6. Resolução n° 7, de 14/12/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos; 7. Lei nº 2.177, de 07 de dezembro de 2005; 8. Lei n.º 2.176, de 07 de dezembro de 2005; 9. Lei n.º 2.355, de 16 de janeiro de 2009.
NOÇÕES DE INFORMÁTICA 1. Noções de informática – hardware, software e periféricos; 2. Organização, gerenciamento e armazenamento de arquivos; 3. Software livre: filosofia de uso; 4. Pressupostos psicopedagógicos das TIC na educação – instrucionismo e construcionismo; 5. A utilização de editores de texto, planilhas eletrônicas, softwares de apresentação e jogos no processo educativo; 6. Internet e intranet; 7. Navegadores e Correio Eletrônico; 8. As contribuições da internet na atividade de pesquisa – recursos e sites de busca; 9. A internet como espaço de autoria; 10. Redes sociais e escola; 11. Segurança na rede: vírus e sites inadequados para crianças e adolescentes. 

Conheça todas apostilas da Editora Opção e Editora Solução e  Editora Nova.