Informações sobre concursos públicos e os lançamentos das melhores apostilas (impressa e PDF) para os principais concursos em todo o Brasil.

Apostila Concurso Guarda - Parque SARH / SEMA - RS - 2014

Apostila para o concurso público 2014 da SARH - RS - Secretaria de Administração e dos Recursos Humanos do Rio Grande do Sul / SEMA, preparatória  para o cargo de Guarda-Parque , elaborada pela Editora Nova, 6 anos no mercado. Há também uma apostila com as matérias comuns aos cargos de nível superior.
Clique aqui para acessar esta apostila
A apostila contém as seguintes matérias: - Língua Portuguesa, Informática, Conhecimentos Específicos.
Descrição Sintética das Atribuições  do cargo de Guarda-Parque: Atividades de nível médio, de relativa complexidade, envolvendo atividades relativas à vigilância, patrulhamento e fiscalização nas Unidades de Conservação do Estado do Rio Grande do Sul, que estão sob sua guarda.
Descrição Analítica da Atribuições:
1 - Exercer vigilância nas Unidades de Conservação do Estado do Rio Grande do Sul, sob sua guarda, percorrendo a propriedade ou observando-a do alto de uma torre, para localizar incêndios e descobrir irregularidades, como presença de estranhos, caça e outras práticas danosas.
2 - Comunicar a administração sobre ocorrência de incêndios e demais irregularidades, bem como do estado das Unidades de Conservação, utilizando rádio, telefone, relatos periódicos e outros meios, para ensejar a tomada de medidas oportunas.
3 - Participar do combate a incêndios, valendo-se de água e produtos químicos, abrindo aceiros e lançando mão de outros meios, para evitar a propagação do sinistro.
4 - Auxiliar para desimpedir estradas e outras vias de circulação, removendo árvores e outros obstáculos, para possibilitar o livre trânsito de pessoas e veículos.
5 - Conservar as trilhas e estradas internas nas Unidades de Conservação Estaduais em boas condições.
6 - Apreender materiais e deter infratores nas Unidades de Conservação Estaduais.
7 - Participar em programas de educação ambiental.
8 - Orientar o público, acompanhar visitantes e pesquisadores.
9 - Conduzir veículos oficiais para a realização de suas atividades.
10 - Zelar pela preservação dos bens materiais sob sua responsabilidade direta ou indireta e cuidar para que haja o uso correto dos mesmos, especialmente veículos oficiais.
11 - Executar outras tarefas semelhantes.
Nos quadros de nível superior do concurso da SARS, estão previstos os cargos de Analista de Sistemas, Arquivista, Administração, Contabilidade, Direito, Economia, Gestão Pública, Assistente Social, Biologia, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Minas, Engenharia de Produção, Engenharia de Trabalho, Engenharia Rodoviária, Historiógrafo, Jornalista, Médicos nas especialidades de Cardiologia, Clínica Geral, Dermatologia, Ginecologia, Infectologia, Medicina do Trabalho, Oftalmologista, Otorrinolaringologia, Oncologista , Ortopedia, Pneumologia, Reumatologia, Traumatologia, Perícia e Análise Clínica Geral, Psiquiatria, Psicólogo, Sociólogo, além de Técnico Ambiental nas especialidades de Biologia, Ecologia, Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, Geologia, Geoprocessamento, Gestor Ambiental, Hidrologia, Meteorologia, Medicina Veterinária, Técnico em Turismo e Tradutor Intérprete.
Nos quadros de nível médio, está previsto o cargo de Técnico Agrícola; no Quadro-Geral, o edital prevê cargos de Guarda Parque e Técnico em Segurança do Trabalho. O último concurso da Sarh ocorreu em maio de 2010 quando 464 servidores de nível superior e 454 servidores de nível médio assumiram cargos na pasta.

Conheça também as apostilas da Editora Solução e Editora Opção