Informações sobre concursos públicos e os lançamentos das melhores apostilas (impressa e PDF) para os principais concursos em todo o Brasil.

Apostila Concurso Soldado PM-PE (CFSd) - 2016

SOLDADO DA PM
Ver Apostila Concurso Soldado PM-PE
Apostila para o concurso público de 2016 para Soldado da Polícia Militar de Pernambuco PM-PE, completa e atualizada para o cargo de Soldado da PM PE (CFSd), elaborada pela Editora Opção, 23 anos de atividades no ramo. 
A apostila para o cargo de Soldado da PMPE possui 220 páginas e contém as seguintes matérias:
Lingua Portuguesa
Matemática
Geografia
História
Direitos e Garantias Fundamentais
O Concurso Público visa o preenchimento de 1.500 (um mil e quinhentos) cargos de praça da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), no posto inicial de Soldado.
Os candidatos que vierem a ocupar os cargos do concurso serão regidos pelo Estatuto dos Policiais Militares do Estado de Pernambuco, instituído pela Lei nº 6.783, de 1974, e alterações.
Algumas informações sobre o concurso para Soldado da PM-PE:
- Inscrição de 10/03 a 10/04/16, no site http://www.upenet.com.br/concursos/16_pm_16/PM_16.html
- Obtenção do Cartão de Informações até 12/05/2016
- Prova de Conhecimentos 29/05/2016
- Divulgação do Gabarito Preliminar em 29/05/2016
- Resultado da Prova de Conhecimentos em 20/06/2016

********************************************************

Segue abaixo o programa previsto no concurso público anterior, realizado em 2009, para Soldado da PM-PE:
CONHECIMENTOS DE LÍNGUA PORTUGUESA: 1. Análise de textos, objetivando reconhecer, entre outros aspectos: 1.1. O tema ou a idéia global do texto ou, ainda, o tópico de um parágrafo; 1.2. O argumento principal defendido pelo autor; 1.3. O objetivo ou finalidade pretendida; 1.4. A síntese do seu conteúdo global; 1.5. As características do tipo ou do gênero textual em que se realizam; 1.6. A função (referencial, expressiva, apelativa, poética) que desempenham; 2. Padrão escrito no nível culto: ortografia, acentuação gráfica, pontuação. 3. Categorias Gramaticais: funcionalidade no texto. 4. Flexão nominal e verbal. Concordância Nominal e Verbal. Regência nominal e verbal. Uso do sinal indicativo de crase..
CONHECIMENTOS DE MATEMÁTICA: 1. Múltiplos e Divisores (M.M.0 e M.D.C.);2. Números Inteiros;3. Números Racionais; 4. Equações do 1° Grau. Sistema de Equação do 1° Grau, Problemas do 1° Grau; 5. Sistema de Medidas; 6. Razão e Proporção, Regra de Três Simples e Composta; 7. Porcentagem.
CONHECIMENTOS DE GEOGRAFIA: 1.População: Crescimento, Distribuição, Estrutura e Migrações; 2. Urbanização Brasileira; 3. O clima na Região Nordeste;4. As Regiões de Pernambuco Sertão, Agreste e Mata; 5. A Economia de Pernambuco; 6. O Mercado Importador e Exportador de Pernambuco;7. A Região Metropolitana de Recife;10. Blocos econômicos: Mercosul, União Européia, Nafta e Alca.
CONHECIMENTOS DE HISTÓRIA: 1. Invasões Holandesas em Pernambuco; 2. A Revolução Pernambucana de 1817; 3. Independência do Brasil; 4. A Abolição da Escravatura; 5. A política do café com leite; 6. A Era Vargas;7. Os Governos Militares; 8. O Brasil Atual.
CONHECIMENTOS DE DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS: 1. Dos Direitos e Garantias Fundamentais; 2. Conceitos; 3. Destinatários dos Direitos Fundamentais e princípio da Universalidade; 4. Relativização e Restrições aos Direitos Fundamentais; 5. Dos Direitos Fundamentais em Espécie; 6. Direito à vida; 7. Direito à Liberdade; 8. Princípio da Igualdade (Art. 5° I); 9. Princípio da legalidade e da Anterioridade Penal (Art. 5° II, XXXIX); 10. Liberdade da Manifestação do Pensamento (Art. 5° IV);11. Inviolabilidade da Intimidade. Vida Privada, Honra e Imagem (Art. 5° X); 12. Inviolabilidade do Lar (Art. 5° XI); 13. Sigilo de Correspondência e de Comunicação (Art. 5° XII); 14. Liberdade de Locomoção (Art. 5° XV); 15. Direito de Reunião e de Associação (Art. 5° XVI, XVII, XVIII, XIX, XX e XXI); 16. Direito de Propriedade (Art. 5° XXII e XXIII); 17. Vedação ao Racismo (Art. 5° XLII); 18. Garantia às Integridades Física e Moral do Preso (Art. 5° XLIX); 19. Vedação às Provas Ilícitas (Art. 5° LVI); 20. Princípio da Presunção de Inocência (Art. 5° LVII); 21. Privilégio Contra a Auto-Incriminação (Art. 5° LXIII).

Conheça todas apostilas da Editora Opção e Editora Solução e  Editora Nova.