Informações sobre concursos públicos e os lançamentos das melhores apostilas (impressa e PDF) para os principais concursos em todo o Brasil.

Apostila Concurso Soldado PM-MA 2016

Haverá concurso público em 2016 da Polícia Militar do Maranhão PM-MA para Soldado PM QPPM Combatente e Soldado Bombeiro Militar do Corpo de Bombeiros Militar - CBMMA,  e a Editora Opção, 23 anos no ramo, elaborou apostilas preparatórias para ambos os cargos.


O Soldado Militar da Polícia Militar do Estado do Maranhão é o responsável por executar diretamente as ações e operações Policiais-Militares, materializando a atividade fim da Polícia Militar, ou seja, o Policiamento Ostensivo Geral fardado e a Preservação da Ordem Pública, através de emprego preventivo e/ou repressivo, objetivando proteger a incolumidade física das pessoas e os bens públicos e/ou privados contra qualquer ato delituoso. Conduzir, devidamente habilitado, veículos oficiais, guardar e zelar pela sede de quartéis e dos 3 (três) Poderes do Estado e realizar a segurança pessoal dos chefes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Realizar a segurança externa de penitenciárias. Fazer o policiamento de trânsito e a fiscalização nos municípios conveniados, além de exercer o serviço de patrulhamento florestal e de mananciais, fica obrigado a exercer suas atividades a qualquer dia para a preservação da ordem pública e proteger a incolumidade física das pessoas e os bens públicos e/ou privados, acrescidas das atividades específicas da banda de música para o cargo de Soldado Policial Militar Músico.

O Soldado Bombeiro Militar do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Maranhão é o responsável por executar diretamente as ações relacionadas aos serviços de prevenção e extinção de incêndio; de proteção, busca e salvamento; socorro de emergência; proteção balneária por guarda-vidas; prevenção de acidentes na orla marítima e fluvial; proteção e prevenção contra incêndio florestal; atividades de defesa civil; evitar danos materiais e humanos, eliminando seus riscos e protegendo os bens que se encontram no local do sinistro, mantendo em condições de utilização os equipamentos de combate ao fogo; resgatar vítimas de inundações, 2 desabamentos e outros acidentes, empregando equipamentos especiais, conforme o caso, para livrá-las de situações perigosas ou da morte. Compete também ao Soldado Bombeiro do CBMMA: inspecionar e manter em boas condições as viaturas, os materiais, os equipamentos e as instalações do CBMMA; conduzir viaturas operacionais e administrativas; desempenhar atividades administrativas nos gabinetes, diretorias, divisões e seções previstas na estrutura organizacional do CBMMA, acrescidas das atividades específicas da banda de música para o cargo de Soldado Bombeiro Militar Músico.

Você poderá acessar os editais, comunicados, provas, gabaritos, do último concurso no endereço eletrônico http://fgvprojetos.fgv.br/concursos/maranhao12/policia-militar-bombeiro-militar.

Abaixo links para as provas e gabaritos do concurso de 2012:

Gabarito oficial definitivo da prova escrita objetiva - Soldado Combatente da Polícia Militar 

Gabarito oficial definitivo da prova escrita objetiva - Soldado PM QPPM Músico e Soldado Bombeiro Músico 

Gabarito oficial definitivo da prova escrita objetiva - Soldado Bombeiro Militar 


A Polícia Militar do Maranhão foi criada através da Lei Provincial nº 21 de 17/06/1836, com o nome de "Corpo de Polícia da Província do Maranhão"; constituída por um Estado-Maior e 04  (quatro) Companhias de Infantaria, totalizando 412 policiais, sendo  o seu efetivo composto por Major (Comandante), Alferes (Ajudante), Sargento (secretário) e Sargento (quartel-mestre).